O Círculo Polar Antártico compreende a linha imaginária na região da Antártida cuja latitude é 66°6/10 e 23°4/10 nos trópicos. Dessa forma, trata-se das partes mais nórdicas da Antártica. Inclusive, essa porção ocupa uma área de 35 milhões de quilômetros e apresenta expressa camada de gelo, de aproximadamente 2 km, devido às baixas temperaturas da região.
Como esse tema será crucial para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, preparamos este resumo prático. Vamos abordar desde a sua definição, como estudar o círculo polar antártico para o Exame, além de um exemplo aplicado para você ficar por dentro do assunto. Já está preparado? Então, vamos começar!
O que é o Círculo Polar Antártico?
Círculo Polar Antártico é uma região que se situa em localidades de altas latitudes onde o sol não incide o suficiente para aquecer e causar derretimento, ou seja, raramente as temperaturas são acima de 0° C. Inclusive, devido a essa irregularidades, existem os dias e as noites polares longos, que duram 6 meses a cada período.
Já foram relatadas temperaturas baixíssimas de -88° C durante o inverno devido a essa irregularidade da inclinação do globo para iluminação. Outra curiosidade é que a Antártida é considerada um deserto gelado, sendo o maior do mundo, com 14,4 milhões de km² devido ao seu baixo índice de precipitação. Ou seja, é uma região muito fria e seca mesmo com tanto gelo. Incrível, não é?
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Para mandar bem nesse assunto, será preciso entender a principal diferença com o Círculo Polar Ártico. Basicamente, refere-se apenas a sua localização: o Polar Antártico está relacionado ao Polo Sul enquanto o Ártico, ao Norte.
Outro fator crucial nesse tema da Geografia é entender como o clima influencia na biodiversidade local. Afinal, embora seja uma região bem fria, há vida. Nas regiões de menor latitude, as temperaturas chegam, em média, a 10°C, permitindo curtos verões e formações de vegetações rasteiras como tundras. Não existem árvores nessas localidades, no máximo arbustos.
Já nas maiores latitudes, o frio é extremo, impedindo qualquer formação de vegetação. Ele é chamado até mesmo de “gelo eterno”, o qual não permite que o solo fique exposto.
Lembre-se de que, diferentemente do Norte, no qual se localiza a Groenlândia, boa parte do norte do Canadá e Alasca, no Círculo Polar Antártico, predomina o continente Antártico.
Exemplo prático de sua aplicação
Agora que você viu os principais pontos sobre Círculo Polar Antártico, vamos praticar? Confira um exemplo agora mesmo!
UDESC 2016/1
Faça a correspondência entre os paralelos notáveis e as suas latitudes aproximadas.
1 – Trópico de Câncer
2 – Equador
3 – Círculo Polar Ártico
4 – Trópico de Capricórnio
5 – Círculo Polar Antártico
( ) 0o
( ) 23o27’ S
( ) 66º33’ N
( ) 23o27’ N
( ) 66o33’ S
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) 1 – 3 – 4 – 5 – 2
b) 2 – 4 – 5 – 1 – 3
c) 2 – 5 – 3 – 1 – 4
d) 2 – 4 – 3 – 1 – 5
e) 1 – 3 – 2 – 4 – 5
Resposta correta: alternativa D. Lembre-se de que, nas questões do Enem, e vestibulares, esse assunto sempre virá contextualizado com as latitudes do globo, portanto, não esqueça de revisar esses pontos, combinado?
E aí? Já está preparado para mandar bem no Enem?
Agora acertar as questões sobre Círculo Polar Antártico ficará mais fácil. Contudo, lembre-se de revisar sua definição, bem como sua localização geográfica, combinado?
Está pronto para realizar o sonho de ingressar na faculdade? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Faça a inscrição para o vestibular online agora mesmo e confira!