A região da Mesopotâmia é famosa por ser o berço de várias das principais civilizações da Antiguidade. Muitas de suas descobertas, estrutura política e cultura são modelos ou referências para o que conhecemos hoje. E a Suméria se destaca como um dos maiores exemplos de povos que contribuíram nesse desenvolvimento.
Pela sua importância história, é comum que eles apareçam em questões nos vestibulares e no Enem na parte de História. Sendo assim, você deve estar preparado para dar as respostas certas. Acompanhe o resumo e veja como se preparar.
O que é a Suméria?
A Suméria foi a civilização mais antiga da Mesopotâmia, que existiu entre 4.500 e 1.900 antes de Cristo.
O crescimento dessa civilização se apoia principalmente nos avanços da sua tecnologia da época. Foi um povo pioneiro em técnicas para drenagem de rios e de pântanos, na construção de barragens para controlar enchentes e na criação de reservas de água para épocas de seca.
Uma das principais criações atribuídas a essa civilização é a escrita cuneiforme, primeira forma de escrita registrada pela humanidade. Nela, o registro é feito usando traços pictóricos sobre um bloco de argila. Esse método serviu para registrar suprimentos e passar mensagens, mais tarde dando origem à escrita moderna.
Como esse tema cai no vestibular e no Enem?
É bem comum que os vestibulares de história misturem algumas questões sobre História Moderna, o Brasil colônia e Antiguidade.
O mais importante é conhecer as principais características dessa civilização, além de outros povos que fizeram parte da Mesopotâmia, já que costumam aparecer em conjunto.
Veja aqui uma questão para fixar a matéria.
(UFC-CE)
Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.
I – As condições ecológicas explicam por que a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.
II – Na economia da Baixa Mesopotâmia, a fome e as crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também das guerras.
III – Na Suméria, os templos e ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV – A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da história.
Sobre as alternativas anteriores, é correto afirmar:
A – I e II são verdadeiras.
B – II e IV são verdadeiras.
C – I e IV são verdadeiras.
D – I e III são verdadeiras.
E – II e III são verdadeiras.
A resposta correta é a opção E. Os templos sumérios eram estruturas de grande porte e escala. Para sua construção, eram usados recursos de vários, os quais eram concentrados nos sacerdotes.
O que está esperando para garantir sua vaga?
A Suméria é apenas um exemplo das várias civilizações da Antiguidade que moldaram a forma como diversas civilizações se estabeleceram milênios depois. Mesmo hoje, os historiadores ainda estão descobrindo mais e mais informações sobre estes povos e todo o legado que deixaram para trás. Por isso estão sempre presentes nos vestibulares e no Enem!
O que está esperando? Visite o site Vestibulares agora mesmo e veja como usar sua nota no Enem para se inscrever em uma de nossas faculdades parceiras.