A Física é uma ciência da natureza, ou seja, ela tenta dar sentido ao universo que nos rodeia. Para isso, uma série de conceitos foram formulados e, assim, descrever os fenômenos fica muito mais fácil e preciso.
Um deles é a trajetória. Sua definição é de grande importância para vários fenômenos em cinemática e mecânica, ou seja, dominá-lo é fundamental para ir bem no Enem e outros vestibulares.
E aí, ficou interessado e quer aprender mais sobre esse tema? Então, continue a leitura!
O que é a trajetória?
Esse conceito é definido como o percurso percorrido por um corpo no espaço. A órbita da Terra ao redor do Sol é um exemplo de trajetória.
Em qual matéria o assunto está inserido?
O estudo de trajetória faz parte da Física, mais precisamente na Mecânica, Cinemática e Astronomia. Questões sobre o assunto podem ser encontradas no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem.
Quais são os exemplos práticos de sua aplicação?
Trajetória é um conceito muito simples e fácil de entender. O caminho percorrido por você para ir à padaria, o movimento de uma bola ao sair do pé de um jogador, o traçado de uma estrada e a queda de uma borracha no chão na sala de aula são exemplos de trajetórias.
A aplicação desse conceito se dá na hora de analisar os movimentos. A partir da trajetória, informações como tipo do movimento, se é retilíneo ou circular, velocidade média do corpo e até o ponto exato da queda balística podem ser determinados. A polícia civil usa a trajetória na perícia de cenas de crimes para tentar descobrir como eles ocorreram.
Como estudar trajetória para o Enem e vestibulares?
Uma boa dica para estudar o tema de trajetória para o Enem é fazer resumos da parte conceitual da matéria. Além disso, elaborar mapas mentais e anotar todas as fórmulas do conteúdo ajudam bastante, já que você terá um material próprio para consulta.
Contudo, uma das melhores maneiras de fixar o conhecimento é por meio da resolução de questões do Enem e outros vestibulares. Assim, é possível entender como o tema é cobrado e quais são as maiores dúvidas. Veja, abaixo, um exemplo de exercício com resolução!
(Enem PPL 2020) Um motorista fez uma viagem de 100 km partindo da cidade A até a cidade B. Nos primeiros 30 km, a velocidade média na qual esse motorista viajou foi de 90 km/h. No segundo trecho, de 40 km, a velocidade média foi de 80 km/h. Suponha que a viagem foi realizada em 1 h 30 min.
A velocidade média do motorista, em quilômetro por hora, no último trecho da viagem foi de
A) 45.
B) 67.
C) 77.
D) 85.
E) 113.
A resposta correta é a letra A. No primeiro trecho, ele andou 1/3 do esperado em uma hora, ou seja, andou por vinte minutos. Na segunda parte, andou pela metade do trajeto esperado em uma hora, isto é, meia hora.
Considerando que a distância total de viagem era de 100km e que ele já havia viajado por 70km, o motorista teria que viajar os últimos 30km em 40 minutos. Ou seja, a velocidade média na última parte da viagem foi de 45km/h.
Agora é com você!
Agora que já conhece o conceito de trajetória dentro da Física, percebeu como o conteúdo é muito cobrado na prova do Enem? Então, não se esqueça de inseri-lo em seu cronograma de estudos. Com isso, é possível ficar mais próximo de realizar o sonho de ingressar no ensino superior!
Gostou do post e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se no nosso vestibular online e saia na frente!