O que é e como se formaram as bacias sedimentares?

Bacias sedimentares referem-se a depressões onde se acumulam, por milhões de anos, sedimentos erodidos oriundos de relevos de altitudes mais altas. Essas regiões são de grande importância econômica por abrigar uma rica quantidade de combustíveis fósseis e minérios.

Esse é um dos temas relacionados com a Geografia indispensáveis no Enem 2022 e vestibulares e, portanto, preparamos este resumo prático para você mandar bem no tema. Para isso, explicaremos a definição, os principais pontos para estudar e um exemplo prático. Preparado? Então, vamos começar!

O que são bacias sedimentares?

Como abordado inicialmente, as bacias sedimentares estão relacionadas desde a origem da formação do relevo, inclusive com a interação entre as placas tectônicas, as quais também são responsáveis no processo da formação de depressões, planícies e montanhas.

Dessa forma, as bacias sedimentares se originam a partir de duas estruturas geológicas — escudos antigos ou maciços cristalinos e uma depressão, sendo que sua parte superior é lentamente desgastada por diversos agentes erosivos e transportada para regiões mais abaixo. Esse acúmulo de sedimento origina o tão famoso relevo na superfície terrestre.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

Para mandar bem no tema de bacias sedimentares no Enem e vestibulares, é fundamental saber quais são os principais tipos. E são eles:

  • fossas de afundamento: são originados a partir do afastamento de placas tectônicas, com duas áreas distintas horst (relevos mais altos) e graben (relevos mais baixos);
  • bacias intracratônicas: situam-se nas bordas tectônicas, com depressões arredondadas e ovais recebendo sedimentos de outras regiões geológicas que o rodeiam. Um bom exemplo é a Bacia do Paraná;
  • margens continentais: bacias do continente podendo ser passivas, associadas com o movimento de separação de placas e o arco insular vulcânico, entre a fossa oceânica e arco insular;
  • bacias intramontanhosas: formadas pela deposição dos sedimentos nas duas montanhas ou cordilheiras;
  • bacias de pull-apart: formadas nos limites de falhas transcorrentes, entre dois blocos em que há deslocamento horizontal.

Exemplo prático

Agora que conheceu os principais conceitos sobre bacias sedimentares e tipos, vamos ver como ele é aplicado no Enem e vestibulares? Confira um exemplo agora mesmo!

Enem 2020 – Questão 59

Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. 

São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: o Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).

Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 25 jun. 2015.

Tour pela prova do Enem

As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem

a) fontes de águas termais.

b) afloramentos de sal-gema.

c) jazidas de minerais metálicos.

d) depósitos de calcário agrícola.

e) reservas de combustível fóssil.

Resposta correta: alternativa C. O fato é que os escudos antigos ou maciços cristalinos são relevos antigos bastante desgastados, sendo formados por rochas resistentes ricas em minerais metálicos e remetem a processos endógenos antigos. Portanto, devido à deposição de sedimentos e composição, ela favorece ricas jazidas.

E aí? Preparado para arrasar no Enem?

Agora que você viu os principais pontos sobre a definição de bacias sedimentares, será mais fácil se garantir nesse assunto. Não se esqueça da dica: revise como elas são formadas e sua principal contribuição econômica para o Brasil, fechado?

Agora queremos saber mais de você: pronto para realizar o seu sonho de ingressar na faculdade? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Confira no site do Vestibulares e saiba mais!

 {“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que são bacias sedimentares?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”As bacias sedimentares estão relacionadas desde a origem da formação do relevo, inclusive com a interação entre as placas tectônicas, as quais também são responsáveis no processo da formação de depressões, planícies e montanhas.\n\nDessa forma, as bacias sedimentares se originam a partir de duas estruturas geológicas — escudos antigos ou maciços cristalinos e uma depressão, sendo que sua parte superior é lentamente desgastada por diversos agentes erosivos e transportada para regiões mais abaixo. Esse acúmulo de sedimento origina o tão famoso relevo na superfície terrestre.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Para mandar bem no tema de bacias sedimentares no Enem e vestibulares, é fundamental saber quais são os principais tipos. E são eles:\n\n fossas de afundamento: são originados a partir do afastamento de placas tectônicas, com duas áreas distintas horst (relevos mais altos) e graben (relevos mais baixos);\n bacias intracratônicas: situam-se nas bordas tectônicas, com depressões arredondadas e ovais recebendo sedimentos de outras regiões geológicas que o rodeiam. Um bom exemplo é a Bacia do Paraná;\n margens continentais: bacias do continente podendo ser passivas, associadas com o movimento de separação de placas e o arco insular vulcânico, entre a fossa oceânica e arco insular;\n bacias intramontanhosas: formadas pela deposição dos sedimentos nas duas montanhas ou cordilheiras;\n bacias de pull-apart: formadas nos limites de falhas transcorrentes, entre dois blocos em que há deslocamento horizontal.”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados