Um dos primeiros tópicos que aparecem na física do ensino médio é o movimento. São vários os estudos sobre como objetos se movem, quais fatores influenciam esse movimento e como calculá-lo. E um dos primeiros tópicos que você vai encontrar dentro disso é o Movimento Uniforme.
Já que essa definição é a porta de entrada para toda a física no Enem, é bom você dominar o assunto antes de partir para temas mais avançados. Acompanhe o resumo e veja como se preparar.
O que é Movimento Uniforme?
Movimento Uniforme é qualquer movimento que ocorre em linha reta com velocidade constante, ou seja, sem aceleração nem desaceleração. Quando você caminha em um ritmo constante sem fazer curvas, pode-se dizer que está realizando um Movimento Uniforme.
O cálculo do Movimento Uniforme também é o mais simples.
Primeiro, você deve considerar a distância percorrida, notada como ΔS (Delta S) e dividir pela variação de tempo, notada com Δt (Delta T). Por exemplo, se um carro percorre 100 quilômetros (ΔS) em 2 horas (Δt) em velocidade (V) constante, então seu Movimento Uniforme teve velocidade de 50 km/h.
Nessas notações, o Delta é uma letra grega que representa variação. Isso significa que o ΔS é a diferença entre a posição inicial de um objeto e sua posição final. Enquanto o Δt é a diferença entre o tempo inicial e o tempo final. Esses conceitos ficam mais relevantes quando você começa a estudar outros tipos de movimento.
Como esse tema cai no vestibular?
É quase garantido que você vai encontrar algumas questões sobre movimento uniforme no Enem 2022. A maioria delas testa não só o seu entendimento da matéria e seus significados, mas também como você consegue aplicar esses conceitos em uma situação prática.
Essa aqui é uma questão fácil para você ver o que pode esperar, e também fixar o conteúdo.
(Enem 2012)
Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h.
Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?
A – 0,7
B – 1,4
C – 1,5
D – 2,0
E – 3,0
A resposta correta é a opção C. Para resolver a questão, é necessário calcular o Δt dos dois trechos e depois somá-los. No primeiro trecho, o veículo pode seguir em velocidade constante de até 80 km/h por um trecho de 80km. Vamos colocar tudo na equação do Movimento Linear:
V = ΔS / Δt
80km/h = 80km / Δt (em horas)
Δt = 80 / 80 = 1 hora
Já o segundo trecho tem um ΔS de 60 km e V de 120 km/h. Mais uma vez, basta substituir na equação.
120km/h = 60km / Δt (em horas)
Δt = 60 / 120 = 0,5 horas
Somando ambos, temos um total de 1,5 horas, ou uma hora e meia.
É hora de exercitar para se sair bem no Enem!
O Movimento Uniforme é um tema quase garantido na prova de física no Enem. E mesmo que não tome muitas questões, ele é fundamental para entender outros tópicos dentro da física cinemática.
Quer logo começar sua faculdade, não é mesmo? Então, aproveite para se inscrever nas faculdades parceiras do Vestibulares e veja como alcançar a graduação dos seus sonhos!