O DNA é foco de vários estudos na ciência, por isso aparece tanto nas aulas de biologia e nos vestibulares. E um dos nomes que você mais deve ter visto durante seus estudos é a adenina, quase sempre junto a outros três.
Se você tem dúvidas sobre essa parte do DNA, não se preocupe. Acompanhe o resumo e veja como se preparar para essa matéria para o Enem e demais provas de acesso ao ensino superior!
O que é adenina?
Adenina é uma base nitrogenada que foram o DNA e o RNA, responsável pela sua configuração. Além da adenina, o DNA também possui as bases timina, guanina e citosina.
Quando o DNA forma um filamento, ele é formado por uma sequência dessas bases nitrogenadas. Quando ele se combina a outra fita, formando um filamento duplo, as bases de um lado se ligam às bases do lado oposto. Essas ligações são fixas e sempre ocorrem com a ligação entre adenina e timina (A-T) e entre guanina e citosina (G-C).
Como esse tema cai no vestibular?
Como já mencionamos, sempre há questões sobre o conceito de DNA nos vestibulares e no Enem, e isso não deve mudar no Enem 2022. Entender pelo menos o significado fundamental sobre como essas bases formam o DNA já vai ajudar bastante.
Confira aqui uma questão para fixar melhor esse conteúdo.
(Enem 2016)
Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A + G) e o total de pirimidinas (C + T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.
Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?
A – Adenina: 20; Timina: 25; Guanina: 25; Citosina: 30.
B – Adenina: 25; Timina: 20; Guanina: 45; Citosina: 45.
C – Adenina: 45; Timina: 45; Guanina: 55; Citosina: 55.
D – Adenina: 50; Timina: 50: Guanina: 50; Citosina: 50.
E – Adenina: 55; Timina: 55; Guanina: 45: Citosina: 45.
A resposta correta é a letra C. Uma fita simples de DNA é um único filamento em que as bases nitrogenadas não estão ligadas a nenhuma outra, enquanto a fida dupla é composta por duas fitas simples com todas as suas bases nitrogenadas ligadas.
Se uma fita simples possui 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas, então sua fita complementar terá 20 timinas, 25 adeninas, 30 citosinas e 25 guaninas. Somando as duas, você tem um total de 45 adeninas, 45 timinas, 55 guaninas e 55 citosinas.
O que está esperando? É hora de passar no vestibular!
Com o vestibular e Enem se aproximando, é sempre bom relembrar os tópicos mais importantes. A definição e aplicação de adenina e outras bases nitrogenadas devem ser parte da sua revisão antes da prova.
E se quer mais um empurrão para conseguir a sua vaga, conte conosco! No site Vestibulares, você pode se inscrever em uma de nossas faculdades parceiras com a sua nota no Enem!