Isaac Newton, estudioso inglês e um dos maiores nomes da história da Física, que viveu na época do Renascimento, é sem dúvidas um dos maiores representantes dessa disciplina. Famoso por histórias como a da queda da maçã e por frases como “toda ação tem a sua reação”, ele é um verdadeiro ícone da ciência.
Mas a sua fama não é tudo, certo? Precisamos, também, entender as suas Leis e contribuições para a ciência a fim de irmos bem nas provas de vestibular. Afinal, Isaac Newton não cai nas provas. Ele despenca, tal qual a sua maçã.
Pensando nisso, preparamos um resumo de informações sobre a Segunda Lei de Newton, uma das mais importantes e mais comumente cobradas em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio e muitas outras. Vem conferir!
- 1 O que é a Segunda Lei de Newton?
- 2 Em qual matéria a Segunda Lei de Newton está inserida?
- 3 Exemplos práticos da aplicação da Segunda Lei de Newton
- 4 Como estudar sobre a Segunda Lei de Newton para o Enem e vestibulares?
- 5 Exemplo de exercício sobre Segunda Lei de Newton que cai na prova do Enem ou vestibular
O que é a Segunda Lei de Newton?
A Segunda Lei de Newton nos conta que:
A força resultante que age sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela sua aceleração.
Traduzindo, a Lei nos conta que ao infringimos uma força sobre um corpo — quando, por exemplo, empurramos uma cadeira —, essa força será igual ao produto da massa do corpo e da aceleração colocada no movimento.
Além disso, é dito que a direção e o sentido do movimento serão os mesmos da aceleração aplicada.
Fórmula da Segunda Lei de Newton
A fórmula da Segunda Lei de Newton é:
Sendo:
- F = força resultante, em N (Newtons);
- m = massa do corpo estudado, em kg (quilogramas);
- a = aceleração do movimento, em metros por segundo ao quadrado (m/s2).
Pontos importantes sobre a Segunda Lei de Newton
Confira, agora, alguns pontos relevantes sobre essa Lei. Separe o post-it ou o marca-texto e anote:
- ela também é conhecida como Princípio Fundamental da Dinâmica;
- é o contrário da Inércia, força que dificulta o início dos movimentos e que diz respeito à tendência dos corpos ficarem parados;
- em um movimento, a força resultante nunca pode ser igual à zero.
Em qual matéria a Segunda Lei de Newton está inserida?
A Segunda Lei de Newton é uma definição cobrada nas provas de Física no Enem e em outros vestibulares. Lá, ela poderá ser abordada de modo conceitual ou a partir de cálculos.
A abordagem de conceitos funciona da seguinte forma: a prova, na maioria das vezes, vai trazer um texto introdutório, falando sobre a Segunda Lei e, em seguida, continuará com quatro ou cinco afirmações, esperando que você encontre a correta. São questões teóricas, que exigem profundo conhecimento do funcionamento da Lei.
As questões de cálculo serão mais diretas e apresentarão um problema. Para resolvê-lo, você precisará utilizar a Segunda Lei de Newton e associá-la, muitas vezes, com outros conhecimentos da área da Física.
Exemplos práticos da aplicação da Segunda Lei de Newton
A Segunda Lei de Newton está muito presente em nosso dia a dia. Ela pode ser vista em situações como:
- o ato de empurrar um objeto;
- a prática de atividades que exijam a aplicação de uma força sobre um objeto, como uma partida de vôlei;
- o ato de puxar um elástico e observar a sua força e aceleração ao voltar ao seu estado inicial (que também está relacionado à Força Elástica);
- a diferença de força necessária ao empurrarmos corpos de massas muito diferentes, graças à relação entre as grandezas.
Como estudar sobre a Segunda Lei de Newton para o Enem e vestibulares?
A palavra-chave é: exercícios. Com eles, você não só consegue tirar dúvidas, aprender com os seus erros — importantíssimo! — e revisar os significados. Além de tudo isso, a resolução de questões ajuda você a conhecer as provas que vai prestar.
Ou seja, quanto mais exercícios forem feitos, mais você entenderá o que os vestibulares querem de você e, consequentemente, mais será fácil identificar quais são as questões que abordam a Segunda Lei de Newton na hora da prova. Então, não deixe de praticar!
Exemplo de exercício sobre Segunda Lei de Newton que cai na prova do Enem ou vestibular
Agora, que tal conferirmos alguns exemplos de exercícios sobre a Segunda Lei de Newton que já caíram no Enem? Selecionamos dois exemplos: um conceitual e um que exige cálculos. Confira!
Enem 2015
Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale μE = 1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é μC = 0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s² .
As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam a frenagem, que os carros 1 (d1) e 2 (d2) percorrem até parar são, respectivamente,
a) d1 = 45 m e d2 = 60 m.
b) d1 = 60 m e d2 = 45 m.
c) d1 = 90 m e d2 = 120 m.
d) d1 = 5,8.102 m e d2 = 7,8.102 m.
e) d1 = 7,8.102 m e d2 = 5,8.102 m.
Resposta: alternativa b
(Enem 2017) Em dias de chuva ocorrem muitos acidentes no trânsito, e uma das causas é a aquaplanagem, ou seja, a perda de contato do veículo com o solo pela existência de uma camada de água entre o pneu e o solo, deixando o veículo incontrolável.
Nessa situação, a perda do controle do carro está relacionada com redução de qual força?
a) Atrito
b) Tração
c) Normal
d) Centrípeta
e) Gravitacional
Resposta: alternativa a
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre a Segunda Lei de Newton? Esperamos que sim! Agora, é hora de caprichar naquela lista de exercícios sobre a qual conversamos anteriormente, hein? Não deixe isso para a última hora.
Outra coisa que você não pode deixar para última hora é, claro, a sua inscrição para o vestibular! Inscreva-se agora mesmo para a prova nas instituições parceiras do Vestibulares e aumente as suas chances de começar o seu curso em uma faculdade renomada!