Para que o corpo consiga absorver a energia dos alimentos, é necessário primeiro quebrá-los em partículas menores, que é a digestão. E há vários sistemas e recursos do corpo envolvidos nesse processo. Em seus estudos sobre sistema digestivo, você com certeza já deve ter ouvido falar sobre amilase pancreática e sua função.
Esse é um tema que cai bastante nos vestibulares e no Enem, pois é bem importante para entender como os alimentos são digeridos no corpo. Acompanhe o resumo e veja como se preparar para essas questões!
O que é amilase pancreática?
A amilase pancreática é uma enzima produzida pelo pâncreas, que é responsável pela digestão do amido no intestino. Existem duas amilases produzidas no corpo, a do pâncreas e a salivar, que tem ação na boa. Ambas têm composição similar e servem à mesma função, variando apenas em onde são aplicadas.
Quando ingerimos alimentos à base de amido, como arroz, boa parte de sua digestão ocorre na boca. Porém, alguns alimentos só podem ser adequadamente quebrados depois de passarem pela digestão de proteínas, que acontece no estômago. Por isso que há aplicação da amilase antes da absorção de nutrientes no intestino.
Como esse tema aparece no vestibular?
Sempre há várias perguntas sobre o conceito de sistema digestivo nos vestibulares de Biologia. E no Enem 2022 não deve ser diferente. Você deve encontrar ao menos algumas questões sobre o pâncreas e sobre a amilase pancreática em cada prova — seja a definição de forma direta, seja de forma indireta.
Confira aqui questões para você se preparar.
O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago que produz hormônios e enzimas que participam do processo de digestão. Em virtude da capacidade de produzir hormônios e enzimas, o pâncreas é considerado uma glândula:
A – endócrina.
B – exócrina.
C – cordonal.
D – mista.
E – folicular.
A resposta correta é a letra D. Glândulas exócrinas lançam seus produtos no interior dos órgãos ou fora do corpo (caso da amilase pancreática), enquanto glândulas endócrinas lançam seus produtos na corrente sanguínea. O pâncreas realiza as duas funções, por isso é uma glândula mista.
O pâncreas é responsável por produzir hormônios, mas também sintetiza suco pancreático. A respeito desse suco, marque a alternativa incorreta:
A – O suco pancreático é rico em bicarbonato.
B – O pH do suco pancreático fica entre 7,8 e 8,2.
C – A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso, mas também é estimulada por hormônios.
D – Os hormônios que estimulam a produção do suco pancreático são produzidos pela mucosa do duodeno.
E – O suco pancreático é livre de enzimas.
A resposta correta é a letra E. A amilase pancreática é uma das enzimas presentes no suco pancreático.
Hora de se preparar para fazer bonito no vestibular!
O sistema digestivo é um dos significados mais cobrados no vestibular todos os anos. Mesmo um entendimento básico sobre suas principais enzimas, como a amilase pancreática, já ajuda bastante na hora de melhorar a nota.
E se quiser mais uma ajudinha nesse processo, saiba que pode usar a nota no Enem para se inscrever em uma das nossas faculdades parceiras. Acesse o site Vestibulares e veja como!