As provas de Geografia nos vestibulares sempre incluem várias questões sobre rios, mares e o ciclo da água. Afinal, são temas bem relevantes para a vida de todas as pessoas. E um fenômeno bem comum, que pode cair no vestibular, é o assoreamento de rios.
Você não deve ver o termo aparecer tanto nas provas, mas é quase certo que encontre alguns elementos desse processo ou que ele te ajude a entender outras questões. Acompanhe o resumo e veja como chegar preparado no Enem!
O que é assoreamento?
O assoreamento é um processo de degradação dos córregos, em que o solo arrastado pelo rio se acumula em seu leito. À medida que ocorrem chuvas, enchentes e outros fenômenos naturais, uma parte do solo ao redor é arrastado na direção dos rios.
O excesso de sedimentos e rochas é carregado pela corrente, mas uma parte se acumula no fundo, reduzindo a profundidade do rio. Como resultado, isso pode levar a mudanças na direção e intensidade dos córregos. Em alguns casos, isso costuma levar à extinção de alguns rios.
Esse processo ocorre naturalmente à medida que o solo é erodido, mas a atividade humana pode acelerar drasticamente o seu ritmo. O caso mais evidente é o desmatamento. A vegetação contribui com a estabilidade e consolidação do solo, especialmente em regiões íngremes. Quando removida, a região fica mais vulnerável a erosão, o que aumenta a quantidade de sedimentos chegando aos rios.
Há bons motivos para prevenir esse processo, já que ele afeta o ecossistema em diversas áreas. Um rio que muda de córrego pode parar de irrigar certa região, por exemplo. Se o leito ficar muito elevado, dificulta a navegação. Para isso, a melhor solução é investir na proteção da vegetação local, além da revitalização de florestas.
Como essa matéria cai no vestibular?
O assoreamento é um tema bem associado às questões de Hidrografia na prova de Geografia no Enem. Pode não ser um tema citado diretamente, mas é uma boa ideia entender a definição de como o processo funciona e como ele afeta o meio-ambiente.
Confira aqui algumas questões que vão esclarecer o significado para você.
(Enem 2016)
A renaturalização de rios e córregos é, há muito tempo, uma realidade na Europa, no Japão, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e em outros países. No Brasil ainda são muito tímidas as iniciativas, mas algumas poucas cidades estão adotando essa importante prática.
Disponível em: http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br. Acesso em: 10 dez. 2012 (adaptado).
A legislação brasileira avançou ao estabelecer como unidade territorial para a gestão desse recurso
A – os biomas.
B – as reservas ecológicas.
C – as unidades do relevo.
D – as bacias hidrográficas.
E – as áreas de preservação ambiental.
A resposta correta é a letra D. A questão pergunta qual é a unidade territorial designada como parte das iniciativas de proteção aos rios. Nesse caso, única alternativa que faz referência a corpos d’água é “bacias hidrográficas”.
(Enem 2011)
As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazão média.
TUCCI, C.E.M.; CLARKE, R.T Impacto das mudanças da cobertura vegetal no escoamento: erosão. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. V. 2, n°. 1 jan./jun. 1997 (fragmento).
Ao analisar três rios com coberturas vegetais distintas — agrícola, floresta regenerada e floresta natural — de uma mesma bacia hidrográfica, após uma mesma precipitação, conclui-se que a vegetação é fundamental no comportamento da vazão dos rios, uma vez que a
A – cobertura mais densa no ambiente agrícola proporciona o menor pico de vazão.
B – cobertura mais espaçada na floresta natural ocasiona o maior pico de vazão.
C – floresta regenerada, por possuir mais densidade de biomassa, possui o menor pico de vazão.
D – vegetação agrícola proporciona o mais demorado e o segundo maior pico de vazão.
E – vegetação de floresta natural possui o menor pico de vazão.
A resposta correta é a letra E. O pico de vazão de um rio é o maior volume de água que passa pelo córrego em um determinado período de tempo. Em ambientes com floresta natural, o grau de absorção da água pelo solo tende a ser o mais alto entre os três tipos de vegetação citados. Como resultado, há menos seguindo diretamente pelo córrego e o pico de vazão diminui.
(Enem 2021)
Os canais meândricos são encontrados, com frequência, nas áreas úmidas cobertas por vegetação ciliar, descrevem curvas sinuosas harmoniosas e semelhantes entre si. Várias são as condições essenciais para o desenvolvimento dos meandros: camadas de detritos de granulação móvel, coerentes, firmes e não soltas; gradientes moderadamente baixos; fluxos contínuos e regulares; cargas em suspensão e de fundo em quantidades mais ou menos equivalentes.
GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
A drenagem fluvial apresentada desenvolve-se em qual ambiente topográfico?
A – Vales encaixados.
B – Escarpas íngremes.
C – Depressões absolutas.
D – Planícies sedimentares.
E – Cordilheiras montanhosas.
A resposta correta é a letra A. Você já viu rios que seguem em zig-zag? Esses são canais meândricos. E os vales encaixados são formações geológicas formadas devido à erosão de rios, criando aquele padrão em V, com o rio “encaixado” nessa depressão. À medida que os canais meândricos se formam, eles também causam erosão e formam esses vales.
Matéria na mão, então, vamos estudar para o Enem!
Com o Enem 2022 já quase dando as caras, o melhor é se prepara ao máximo — especialmente para aquelas matérias em que você tem mais dificuldade e aquelas que pesam mais no seu curso. Mesmo que não tenha aparecido diretamente, o assoreamento ainda é um fenômeno importante para compreender outros esquemas relacionados à hidrografia.
Preparo nunca é demais quando se trata de passar na faculdade dos seus sonhos. E você também pode contar com o Vestibulares para começar o seu sonho já! Visite o nosso site e faça a inscrição nas nossas faculdades parceiras para dar início ao seu futuro!