Eventos astronômicos sempre intrigaram os seres humanos. O eclipse da Lua é um deles, e seu significado pode ser facilmente explicado. Por isso, é um assunto que cai muito no Enem e vestibulares.
Quer entender melhor a física por trás do eclipse lunar? Então, continue a leitura para saber mais!
O que é o eclipse da Lua?
A definição de eclipse é quando a luz emitida por um astro — ou refletida por ele, no caso da Lua — não chega até nós por conta da obstrução do caminho. Isso ocorre quando algum corpo celeste entra na frente da fonte de luz.
Existem vários tipos de eclipse, contudo, geralmente, conseguimos perceber dois com mais facilidade: o eclipse lunar e o solar.
Como ocorre o eclipse da Lua?
O eclipse da Lua acontece quando a Terra permanece entre o sol e a Lua. Como o nosso satélite natural não apresenta luz própria, ele depende da reflexão da luz do sol para ser vista por nós. Se a Terra impede que os raios solares cheguem até a Lua, ela ficará escura.
Quais são os tipos de eclipse da Lua?
Os eclipses lunares ocorrem, no mínimo, duas vezes ao ano, e sempre na fase de Lua cheia. Como o evento depende da Terra se alinhar com os outros dois astros, podemos ter tipos de eclipse diferentes.
O mais conhecido e esperado por quem se interessa por astronomia é o eclipse total. Nele, toda a Lua fica na área de sombra da Terra, por isso, toda a sua superfície fica escura. Existe também o eclipse parcial da Lua, onde apenas uma parte dela fica ocultada pela Terra.
Por último, temos o eclipse penumbral. Sempre que um corpo é iluminado por outro, duas áreas são criadas na região de trás do corpo iluminado: a sombra e a penumbra. Na sombra, nenhuma luz consegue chegar.
Já na penumbra, alguns raios de luz conseguem atravessar, e a área fica parcialmente iluminada. Quando a Lua fica na penumbra da Terra, temos o eclipse penumbral e a sombra que aparece no satélite é mais sutil. Percebemos ele um pouco menos iluminado.
Como estudar o eclipse da Lua para o Enem e vestibulares?
O primeiro passo para entender Física é conectar a matéria estudada com o dia a dia, sendo a maneira mais eficaz de se estudar o conteúdo para o Enem 2022 e outros vestibulares.
Ao entender o fenômeno com clareza, é hora de decifrar as equações que descrevem esses comportamentos na natureza. É importante fazer um mapa de conceitos e um bom resumo no caderno, para tirar suas dúvidas na hora de resolver exercícios.
Outra dica importante é fazer exercícios sobre eclipse do sol que são cobrados no Enem e outros vestibulares. Confira um exemplo de questão:
(UFRGS-2018) Considere as afirmações abaixo, sobre o sistema Terra-Lua:
I – Para acontecer um eclipse lunar, a Lua deve estar na fase Cheia.
II – Quando acontece um eclipse solar, a Terra está entre o Sol e a Lua.
III- Da Terra, vê-se sempre a mesma face da Lua, porque a Lua gira em torno do próprio eixo no mesmo tempo em que gira em torno da Terra.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
A resposta correta é a letra C, pois o eclipse lunar ocorre quando a Lua se encontra na fase cheia e sempre vemos a mesma face da Lua. A afirmativa II não está correta porque a Terra fica entre o Sol e a Lua quando ocorre um eclipse lunar, e não solar.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é eclipse da Lua, saiba que é fundamental estudar esse tema para se dar bem na prova do Enem e vestibulares. Por isso, leia o conteúdo e faça um resumo no caderno para fixar os conhecimentos!
Não perca mais tempo e estude em uma boa faculdade. Inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!