O enunciado da redação do Enem costuma mencionar pensadores e filósofos brasileiros. Por isso, é importante conhecê-los para alinhar seu texto à proposta exigida no exame.
Além disso, se você quer saber como ter repertório para o Enem, citar filósofos brasileiros é uma excelente estratégia para valorizar seu texto.
Então, vamos lá! Veja com atenção este post em que trazemos 5 dos principais filósofos brasileiros, contextualizando com possíveis assuntos da redação do Enem.
Djamila Ribeiro
“Se eu luto contra o machismo, mas ignoro o racismo, estou alimentando a mesma estrutura.”
Quando pensamos em citações na redação do Enem para assuntos relacionados ao racismo e à defesa das mulheres, uma das figuras mais importantes da atualidade é Djamila Ribeiro. Ela se tornou umas das principais vozes ao denunciar corajosamente a violência contra os negros, o feminicício, a desigualdade social e o machismo.
Marilena Chaui
“A justiça social tem de ser definida, primeiro, pela redistribuição da renda nacional, porque sem a igualdade material dos cidadãos não se consolidam as outras formas da igualdade.”
Marilena Chauí é a maior especialista na obra de Baruch Espinoza (1632-1677) e fez parte de inúmeros movimentos sociais. Entre suas principais lutas, está a defesa de uma universidade menos massificada e burocrática, com maior liberdade de expressão e mais atuante na sociedade.
Suas ideias podem ser usadas em temas como cidadania e participação social, racionalismo, liberdade de informação, manipulação do comportamento etc.
Mario Sergio Cortella
“Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho.”
Mario Sergio Cortella é, talvez, o mais popular filósofo atual. Tira-nos do senso comum ao defender temas relacionados à ética e à sociedade, relação entre educação, escola e família, importância do saber, entre outros, sempre contextualizando com o pensamento filosófico.
Vale a pena citá-lo na redação do Enem em assuntos voltados ao mundo do trabalho, educação contemporânea, vida em sociedade, política e moral.
Paulo Freire
“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”
Paulo Freire não é apenas um filósofo e educador, é o Patrono da Educação Brasileira, bem como uma das principais influências da educação mundial. Fez um grande trabalho de escolarização, especialmente, popular e, também, se destacou na conscientização política para a educação.
Por isso, tanto na prova de Literatura no Enem quanto em redações envolvendo escolarização, aprendizagem, inclusão social na educação, oportunidades de ensino, meritocracia caem muito bem com Paulo Freire.
Marcia Tiburi
“O motivo pelo qual amamos é inversamente proporcional ao porque odiamos. No primeiro caso construímos, no segundo, destruímos.”
Marcia Tiburi é uma figura-chave nesses tempos de ameaças à democracia. Professora de Filosofia e artista plástica, optou recentemente por exilar-se no exterior, após receber ameaças de morte.
Feminista convicta e defensora da luta dos direitos das mulheres, Tiburi vai fundo quando o assunto é o autoritarismo no país, especialmente diante do potencial que a internet tem para propagar discursos de ódio.
Se houver dúvida em como ter repertório pro Enem em temas de redação sobre democracia, fake news, lutas de classes, feminismo, influência das redes sociais no comportamento etc., citar Tiburi é uma boa pedida.
Temas passados em que você pode citar esses filósofos brasileiros
Abaixo, veja alguns temas de redação de anos anteriores, nos quais você pode aproveitar as ideias e obras dos filósofos acima!
- 2020 ― O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil;
- 2018 ― Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet;
- 2016 ― Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
- 2015 ― A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
- 2011 ― Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado;
- 2010 ― O trabalho na construção da dignidade humana;
- 2009 ― O indivíduo frente a ética nacional;
- 2004 ― Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;
- 2007 ― O desafio de se conviver com a diferença.
Não pare por aqui!
Gostou de conhecer alguns dos maiores filósofos brasileiros? Então, fique conosco mais um pouco e viaje pelo mundo de Nietzsche!