
Para que você tivesse a força necessária para clicar nesta postagem, o seu corpo precisou produzir energia. Para que você consiga ler este conteúdo, o seu cérebro está consumindo a energia produzida anteriormente em suas células. A esse processo, damos o nome de respiração celular.
Exatamente! As suas células também respiram e é a partir desse processo que toda a energia utilizada por você ao longo do seu dia é produzida. Mas, afinal, como isso acontece?
Pensando nessa dúvida — que, por sinal, é um tema quentíssimo para os vestibulares e para o Enem —, preparamos um artigo especial para ajudá-lo a entender esse assunto. Boa leitura!
O que é a respiração celular?
A respiração celular é um processo que acontece dentro das células, especialmente nas organelas conhecidas como mitocôndrias. Ele é responsável pela formação de ATP, uma molécula que é a principal fonte de energia dos seres vivos.
Entender esse processo é fundamental para a prova de Biologia no Enem, além de várias outras. Vamos saber mais sobre isso a seguir!
Quais são as etapas da respiração celular?
Confira as etapas e arrase nas provas de Biologia e Química no Enem!
Glicólise
Consiste na quebra da glicose (proveniente da alimentação ou da fotossíntese, no caso dos vegetais) em partes menores (ácidos pirúvicos) que serão, posteriormente, utilizadas para a produção de energia.
Acontece no citosol.
Ciclo de Krebs
Também chamado de ciclo do ácido cítrico. Aqui, os piruvatos entram na mitocôndria e passam por uma série de reações, catalisadas por enzimas.
Ocorre na matriz mitocondrial.
Fosforilação oxidativa
Aqui, acontece a ignição de uma reação responsável por transportar elétrons, gerando a energia que poderá ser, finalmente, utilizada pelas células.
Ocorre nas cristas mitocondriais.
A melhor forma de estudar esse conteúdo é fazendo um bom mapa mental. O desenho de todo o esquema e a identificação das etapas e processos não pode ficar de fora desse material!
Quanta energia é gerada nesse processo?
O saldo energético da respiração celular é de 30 ou 32 ATPs. Destas, 2 moléculas são geradas na glicólise, 2 no Ciclo de Krebs, e 26 ou 28 na fosforilação oxidativa. Guarde esses valores, pois eles podem ser cobrados no seu vestibular!
Quais são os tipos de respiração celular?
Ao estudar Bioquímica, você vai perceber que não há tipos de respiração celular, mas sim divisões e categorias em que as suas etapas — assim como outros processos que geram energia — podem ser incluídas.
As divisões são processos aeróbicos (que utilizam oxigênio) e anaeróbios (que não utilizam). A seguir, veremos cada um deles!
Processos aeróbios
As etapas da respiração celular que utilizam o oxigênio são o Ciclo de Krebs (ainda que indiretamente) e a fosforilação oxidativa.
Outro processo aeróbio de formação de energia é a fotossíntese, que não deve ser confundida com a respiração celular. Fique de olho!
Processos anaeróbios
A etapa anaeróbia da respiração celular é a glicólise. Outro processo que pode ser encaixado nessa categoria é a fermentação, que acontece, por exemplo, em nossos músculos quando as moléculas de ATP se tornam insuficientes para gerar energia para a prática de exercícios.
Ela é conhecida como fermentação láctica e é responsável pelo ardor que sentimos quando nos exercitamos por muito tempo.
Como a respiração celular é cobrada nos vestibulares?
A seguir, confira um exemplo de questão sobre respiração celular que apareceu na edição de 2015 do Enem. Vamos lá?
(Enem 2015) Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera 38 moléculas de ATP. Contudo, em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.
Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual da concentração de oxigênio?
a) 1;
b) 2;
c) 3;
d) 4;
e) 5.
Resposta: letra e.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre a respiração celular? Esse é um tema superimportante para os vestibulares e também para que a gente entenda melhor sobre o funcionamento do nosso próprio corpo.
Para saber mais, confira o nosso artigo sobre a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem!