Há muitos fenômenos naturais que estão presentes no imaginário popular, vários dos quais marcaram algum ponto na história. E os cientistas trabalham diariamente para entender esses acontecimentos e como eles podem afetar a vida humana.
Um dos melhores exemplos é o tsunami, também chamado de maremoto. Por ser um tema de relevância histórica em várias partes do mundo, ele também pode ser cobrado em alguns vestibulares de geografia.
Acompanhe e veja como você pode estudar para estas perguntas.
O que é um tsunami?
Tsunami, ou maremoto, é uma onda vinda do oceano em direção ao continente, provocada por grandes perturbações na água. O nome vem da língua japonesa e significa “grande onda”.
O que causa os tsunamis?
A causa mais comum dos tsunamis são abalos sísmicos no assoalho oceânico. Quando duas placas tectônicas colidem, a força do impacto se propaga pela água até chegar ao litoral, onde a água rasa faz com que seu nível fique mais elevado.
Outras causas possíveis são o vulcanismo oceânico, quando há um vazamento de magma no assoalho oceânico, ou devido ao impacto de um grande meteorito.
Como esse tema aparece no vestibular?
Nos vestibulares de geografia, pode ser que o tsunami seja mencionado quando relacionado às placas tectônicas, abalos sísmicos e afins. Entender quais são os fenômenos geológicos e qual é o funcionamento que leva à propagação dessas grandes ondas é o mais importante.
(UECE)
Tsunamis ou grandes marés oceânicas são decorrentes de:
A – pequena profundidade oceânica nos locais em que elas se originam, provocando o deslocamento súbito das águas oceânicas para o talude continental.
B – abalos sísmicos em que o epicentro se localiza em distantes áreas continentais.
C – sismos em áreas oceânicas, motivando o deslocamento das ondas na direção da costa, onde menor é a profundidade, e aumentando o atrito das águas com o fundo do mar.
D – erupções vulcânicas continentais, cujo deslocamento do material magmático se orienta na direção do litoral.
A resposta correta é a letra C. Quando uma onda se aproxima da costa, a menor profundidade faz com que o nível da água aumente, formando o tsunami.
(FATEC – 2007)
O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, no final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegaram a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,
A – estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
B – representam uma ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
C – resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
D – demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no Hemisfério Sul.
E – têm origens semelhantes, pois ocorrem em decorrência da movimentação das placas tectônicas.
A resposta correta é a letra E. Tanto tsunamis quanto terremotos são causados por abalos sísmicos causados pela movimentação das placas tectônicas.
Perguntas Frequentes
Acredita-se que tenha sido causado pelo meteoro que atingiu o planeta no fim do período Cretáceo, provocando um tsunami de 1.600 metros de altura.
Ao longo do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma longa linha de contato entre placas tectônicas e com alta atividade vulcânica oceânica.
O Brasil fica localizado no centro de uma placa continental, muito distante de quaisquer falhas tectônicas, não havendo atividade vulcânica ou abalos sísmicos.