Terremotos no Haiti: saiba como o assunto pode cair no Enem

Terremotos no Haiti

Estudar atualidades é um dos pontos mais importantes para o vestibular e, infelizmente, um dos que mais acabam sendo negligenciados pelos estudantes. No entanto, vemos que esse não é o seu caso, certo? Então, parabéns — você está no caminho certo!

Em nosso artigo, falaremos sobre um assunto que tem sido noticiado já há alguns anos: os terremotos no Haiti. Essa é uma região castigada histórica e geograficamente e, ao longo dos próximos minutos, você vai descobrir os porquês.

Então, prepare o papel e a caneta para as anotações que julgar pertinentes e vamos viajar um pouco na história do Haiti e em sua situação atual. Boa leitura!

O que é um terremoto?

Os terremotos acontecem graças à movimentação das placas tectônicas, que podem se chocar umas com as outras.

A abordagem de desastres ambientais no Enem costuma ser bem frequente. Por isso, é importante que você entenda quais são as causas dos principais fenômenos que geram essas catástrofes.

Por que no Haiti acontecem tantos terremotos?

Por conta da sua localização geográfica. Assim como acontece em outros pontos do planeta, o Haiti está localizado em uma região cheia de falhas geológicas.

Pense no planeta como um quebra-cabeças, sendo cada uma das peças uma placa tectônica e as suas extremidades, que se unem umas às outras, as falhas. O Haiti está em cima de um monte de placas que se choca com uma certa frequência.

Quais foram os maiores terremotos que aconteceram no Haiti?

Um dos maiores terremotos que já atingiu o Haiti (de 7 graus na escala Richter) aconteceu em 2010. Esse evento vitimou mais de 300 mil pessoas e praticamente destruiu o país, tanto em sua estrutura, quanto em sua economia.

Infelizmente, o pesadelo se repetiu em 14 de agosto de 2021 (7.2 graus na mesma escala). O número de vítimas ainda não foi estabelecido, mas está estimado em mais de 2000 pessoas.

Tour pela prova do Enem

Qual é a situação econômica e social do Haiti?

O Haiti é um dos países mais pobres do mundo. Com altos índices de desnutrição, pouco acesso a saneamento básico e muita desigualdade social, os haitianos muitas vezes são forçados a sair de sua terra natal em busca de melhores oportunidades em outros países.

O Brasil, por exemplo, é uma das nações que mais recebe refugiados haitianos em seu território.

Toda essa situação, é claro, corrobora para que as consequências de desastres naturais sejam muito mais intensas.

Quais são as consequências dos terremotos no Haiti?

As principais consequências da ocorrência de terremotos nessa região são:

  • destruição de estruturas, como casas, edifícios e prédios públicos;
  • morte de muitas pessoas, especialmente por conta da infraestrutura precária dos edifícios e da falta de recursos para salvá-las;
  • aumento da desigualdade, já que muitas pessoas perdem todos os seus bens e ficam desabrigadas.

Como acompanhar os noticiários de forma segura?

Se você quer acompanhar as atualidades no Enem de forma segura, é importante se manter longe de fake news. Então, priorize sempre a busca por notícias em veículos confiáveis, que sejam de jornais ou fontes conhecidas em todo o Brasil.

Lembrando: sempre que ver uma notícia, corra para buscar outras fontes da mesma matéria, a fim de confirmá-la. E tente, também, ler materiais de jornais e revistas diversas, para ter acesso a outros pontos de vista sobre um mesmo assunto.

Agora é com você!

Agora que você já sabe quais são as implicações dos terremotos no Haiti e entende os motivos pelos quais eles acontecem, é hora de mandar ver nos estudos e continuar acompanhando os desdobramentos dessa e de muitas outras histórias.

Para isso, separamos um conteúdo imperdível para você! Aprenda a estudar atualidades de maneira realmente eficiente e melhore as suas chances de conquistar boas notas no Enem e nos vestibulares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados