Revolução de Avis: saiba mais sobre a formação de Portugal

Revolução de Avis

Tudo tem uma origem, seja ela qual for. Podemos falar a respeito de uma ideia, uma ação ou, até mesmo, um simples erro de percurso. E conhecer como as coisas começaram é um bom caminho para estudarmos os temas de maneira mais consciente e aprofundada.

Por isso, é hora de falarmos sobre a Revolução de Avis, um evento que não aconteceu no Brasil, mas sim no país que participaria tão ativamente da nossa própria história séculos depois: Portugal.

Esse acontecimento é tido como um dos marcos iniciais do surgimento do território português e costuma ser muito cobrado nos vestibulares brasileiros. Então, confira informações a seguir e boa leitura!

O que foi a Revolução de Avis?

A Revolução de Avis foi uma série de eventos que levaram ao encerramento de uma crise de sucessão enfrentada no território de Portugal, garantindo também a sua independência e formação do Estado Nacional.

Tudo isso aconteceu porque, nos anos que se antecederam à Revolução, Portugal estava sob domínio do Reino de Castela e enfrentava uma grave crise sucessória. Ou seja: não se sabia quem subiria ao trono a seguir.

E esse é um processo que se iniciou bem antes, ainda no feudalismo. Toda a Europa era extremamente fragmentada e nada unificada. Então, Portugal foi o pioneiro no que diz respeito à formação de um estado sólido e delimitado.

Qual é a relação da Revolução de Avis com a formação de Portugal?

A partir dos eventos que aconteceram na Revolução de Avis, Portugal se tornou uma nação independente. No caso, um Reino próprio. Para mandar bem na prova de História no Enem, você tem que ter isso em mente!

Quais foram os principais pontos da Revolução de Avis?

Um dos principais eventos da Revolução foi a Batalha de Aljubarrota, que colocou os portugueses (com apoio da Inglaterra) contra os soldados do Reino de Castela (com apoio da França).

Com a vitória portuguesa, essa ficou conhecida como a batalha que deu a independência à Portugal. Bem diferente do que é observado na independência do Brasil, não é mesmo?

Quais são os principais nomes relacionados à Revolução de Avis?

Os principais nomes foram justamente os líderes da Batalha de Aljubarrota. Do lado português, tínhamos Dom João I, que se tornou o primeiro governante de Portugal. Do outro, Dom Juan I, rei castelhano, que foi derrotado no conflito.

Como a Revolução de Avis é cobrada nos vestibulares?

Agora, veremos um exemplo de questão sobre o tema para que você saiba o que cai no Enem e nos vestibulares. Vamos lá?

(UFJF) Em plena Idade Média (1139/1140) nasceu Portugal, originário do Condado Portucalense. Enquanto o feudalismo era a marca política da Europa Ocidental, em Portugal mostrava-se frágil: o pequeno reino nascia unificado.

Sobre o tema e evolução posterior, assinale a opção correta:

Tour pela prova do Enem

O Condado Portucalense transformou-se em Estado, tendo sua independência proclamada por D. Afonso Henriques.

I. Nos finais do século XIV ocorreu uma crise dinástica: com a morte de D. Fernando extinguiu-se a dinastia de Borgonha.

II. A Revolução de Avis levou ao trono D. João, Mestre de Avis, apoiado pela burguesia de Lisboa e do Porto, além da adesão entusiástica da “arraia miúda”.

III. A dinastia de Avis repeliu a política de expansão marítima, fixando prioridades da agricultura, meio de agradar à alta nobreza lusitana.

IV. Devido à política da dinastia de Avis, a expansão marítima somente ocorreria com o advento da dinastia de Bragança.

a) as opções I, II e III estão corretas;

b) apenas a opção III está correta;

c) as opções II, III e IV estão corretas;

d) as opções III, IV e V estão corretas;

e) as opções II, IV e V estão corretas.

Resposta: letra a.

Agora é com você!

Gostou de saber o que foi a Revolução de Avis e como ela foi importante para a consolidação do Estado Português? Agora, é hora de continuar caminhando na história até que você entenda como esse evento impactou fortemente a vida dos nativos brasileiros (e até mesmo na nossa!) séculos depois.

Para adiantar um pouco os seus estudos, já selecionamos um post que tem tudo a ver com o que você vai estudar mais para frente: o absolutismo. Esperamos que goste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados