Dinâmica é a parte da Física que estuda o movimento dos corpos. Nesse contexto, um dos conceitos existentes que demonstram como o corpo está se movimentando no espaço é a aceleração, ou seja, qual a variação da velocidade no tempo. Qualquer movimentação sujeita a uma força será classificada como movimento acelerado, porque, pela segunda lei de Newton, força gera aceleração nos corpos.
Existem vários tipos de movimento acelerado: retilíneo uniformemente variado, curvilíneo, circular, circular uniforme, circular variado, entre outros. Ficou curioso e quer saber mais sobre a definição dos movimentos acelerados? Então, fique ligado neste post!
O que são os movimentos acelerados?
Movimento acelerado é aquele em que o corpo está sujeito a uma força aplicada, o que gera uma aceleração em seu movimento. Isso implica que o corpo vai variar a velocidade enquanto percorre a trajetória. A unidade de medida da aceleração, no sistema internacional, é o m/s².
Em qual matéria o assunto está inserido?
O assunto movimento acelerado faz parte da dinâmica, área de estudo da Física. No Enem, questões sobre esse significado são encontradas no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Quais são os exemplos práticos de movimentos acelerados?
De modo geral, existem vários exemplos de movimentos acelerados. Veja alguns deles:
- um corredor começando a sua corrida, após dada a largada;
- um carro fazendo uma curva;
- uma flecha saindo do arco durante uma prova de arco e flecha;
- um corpo em queda livre;
- bolas de sinuca em uma partida ou uma bala de canhão seguindo sua trajetória parabólica.
Todos eles são exemplos práticos de movimentos acelerados, já que existem forças atuando nesses corpos, e a velocidade deles está sendo variada no tempo.
Como estudar movimentos acelerados para o Enem e vestibulares?
Fazer resumos da parte conceitual da matéria e escrever em uma folha as equações de Física são uma boa maneira de estudar o assunto. Assim, quando for resolver questões do Enem e de outros vestibulares, terá um material próprio para consulta caso surja alguma dúvida.
Além disso, solucionar exercícios é a melhor forma de fixar a matéria e entender como o assunto é cobrado nas provas. Por isso, fique ligado nessa questão com o gabarito comentado!
(FUVEST) Um veículo parte do repouso em movimento retilíneo e acelera com aceleração escalar constante e igual a 2,0 m/s². Pode-se dizer que sua velocidade escalar e a distância percorrida após 3,0 segundos, valem, respectivamente:
a) 6,0 m/s e 9,0m;
b) 6,0m/s e 18m;
c) 3,0 m/s e 12m;
d) 12 m/s e 35m;
e) 2,0 m/s e 12 m.
A resposta correta é a letra A. O corpo parte do repouso, ou seja, sua velocidade inicial é de 0 m/s. A sua aceleração é constante e vale 2 m/s². Após 3 s, o corpo terá uma velocidade de 6 m/s.
A distância percorrida por este corpo pode ser calculada usando as equações horárias, como d= v0t+1/2at². Substituindo os valores, teremos que d= 0*3 + ½ 2*(3)². Fazendo os cálculos, temos d= 9 m.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que são os movimentos acelerados e quais as suas aplicações no cotidiano, inclua o assunto no seu cronograma de estudos e se prepare para o Enem e outros vestibulares. Com isso, você fica mais próximo de ingressar no curso dos sonhos!
Gostou do conteúdo e quer investir no seu futuro? Então, estude em uma boa instituição. Inscreva-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras e saia na frente!