O que é método científico? Aprenda como estudar para o Enem!

método científico

Por que surgem larvas em alimentos deixados expostos ao ar livre? Por que algumas pessoas se contaminam com uma doença e outras não? Por que a maré às vezes está cheia e, em outras, não? Por que o céu é azul? E o mar? Tantas perguntas assim podem até soar como a “fase dos porquês” das crianças, mas nada mais é do que ciência sendo conduzida a partir de questionamentos.

Afinal, é assim que foram encontradas as respostas a questões que hoje já foram respondidas. Porém, como funciona o processo de descoberta dessas respostas? A ele, é dado o nome de Método Científico, um conjunto de etapas que faz com que a ciência seja padronizada e confiável. Confira nosso resumo a seguir e saiba como o conceito é cobrado no vestibular e Enem!

O que é Método Científico?

É o conjunto de fases e estratégias seguidas pelos cientistas na busca por respostas a um questionamento. O objetivo é padronizar a ciência, fazendo com que cada pergunta seja respondida pouco a pouco, testada e, depois, confirmada.

Etapas do Método Científico

Agora, vamos conferir o passo a passo do Método Científico!

Etapa 1 — Observação

Na primeira etapa, é feita a observação do fenômeno em questão. Pegue, como exemplo, a observação da maçã caindo na frente de Isaac Newton. Naquele momento, ele observou algo que chamou a sua atenção.

Etapa 2 — Questionamento

A partir da observação, o cientista consegue formular várias perguntas sobre o acontecimento. “Por que a maçã caiu? O que fez com que ela caísse? Será que ela caiu por estar madura ou foi derrubada?” Entendeu?

Etapa 3 — Hipótese

Na hipótese, o cientista avalia as possibilidades para a ocorrência do fenômeno e escolhe uma para ser testada. Suponhamos que, ali, a hipótese foi “a maçã caiu porque estava madura”. 

Etapa 4 — Experimentação

Na fase de experimentação, o cientista vai testar a sua hipótese. Para isso, é utilizado um grupo controle e um grupo experimental. Nos testes de medicamentos, o experimental recebe o tratamento, e o controle, o placebo (cápsulas vazias). Esse é o exemplo mais comum nos vestibulares e no Enem.

Etapa 5 — Análise dos resultados

O cientista anota tudo o que acontece durante o seu experimento e, ao final, tem várias informações escritas sobre todo o processo. Depois, é hora de analisar os resultados obtidos. 

Etapa 6 — Conclusão

Por fim, é hora de tirar uma conclusão sobre aquele fato, respondendo à pergunta inicial com base nas evidências obtidas ao longo do experimento.

Lembrando que, na ciência, mesmo as conclusões não são definitivas. Elas podem ser contestadas no futuro, quando outras evidências surgirem e mostrarem que aquilo não estava correto. É dinâmico, porém confiável e pautado em muitos testes e responsabilidade.

Tour pela prova do Enem

Em qual matéria o Método Científico está inserido? 

O Método Científico é visto, principalmente, na matéria de Biologia no Enem. Apesar disso, pode ser possível encontrar seu significado em outras disciplinas, como Química, Geografia, Física e até mesmo História. Não se esqueça de que há muitas questões interdisciplinares

Que tal ver um exemplo prático da aplicação do Método Científico?

Método Científico não deve ser estudado apenas para que você se dê bem no Enem 2022 ou em qualquer outra edição dessa prova. Ele também faz parte do nosso dia a dia, utilizado para a construção da ciência no cotidiano. 

Um exemplo disso é a publicação de estudos. As pesquisas feitas pelos cientistas, até hoje, passam por esse processo de padronização, a fim de que os resultados sejam considerados fidedignos. Quando tudo está correto, o estudo é publicado em revistas e em periódicos científicos de alta relevância, ficando à disposição de outras pessoas. 

Outro exemplo de processo que segue o Método Científico é a elaboração de remédios e vacinas. A experimentação, no caso, é feita com o uso de animais e até mesmo seres humanos, nos testes em que voluntários são requisitados. 

Como estudar Método Científico para o Enem e vestibulares?

O Método Científico é uma matéria bem teórica. Por isso, o principal modo de estudá-la é compreendendo a sua base, seja por meio de videoaulas, seja a partir de textos, como o que você está lendo agora!

No entanto, isso não significa que você não deva colocar as mãos na massa. É muito importante praticar, ou seja, fazer muitos exercícios sobre o tema a fim de consolidar o aprendizado e tirar dúvidas que surgirem no meio do caminho. É por isso que, logo a seguir, você vai conferir um exemplo de questão sobre o assunto!

Exemplo de exercício sobre Método Científico que cai na prova do Enem ou vestibular

Veja, agora, um exemplo de questão sobre Método Científico que já foi cobrada em uma edição passada do vestibular

(Enem 2019) A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas orelhas. Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou: “Apenas alguns minutos antes, a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.

SILVA, C. C.; MARTINS, R A. Estudos de história e filosofia das ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2006 (adaptado).

Em contraponto a uma interpretação idealizada, o texto aponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:

a) falsificação de teses;

b) negação da observação;

c) proposição de hipóteses;

d) contemplação da natureza;

e) universalização de conclusões.

Resposta: alternativa c

Agora é com você!

Gostou de saber mais informações sobre a definição de Método Científico e de descobrir como esse assunto é cobrado nas provas de vestibular? Agora, é hora de se aprofundar e resolver exercícios sobre o tema, a fim de fixá-lo de uma vez por todas em sua mente!

E já que você está por aqui, que tal se inscrever no vestibular que quer prestar? É isso mesmo! Para quê esperar? Faça a sua inscrição agora mesmo e aumente as chances de ingressar na faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados