Mau ou mal? Confira as dicas de Português e redação para arrasar no Enem

Imagine a seguinte situação: dia de Enem, você checa o tema da redação, vê que é um assunto que faz parte do seu repertório, o texto está montado na mente. Porém, na hora de escrever… “Afinal, é mau ou mal?”. Aí bate a dúvida, e você trava. Esse cenário parece familiar? Ainda não passou por isso?

Bom, independentemente de qual seja a sua resposta, uma coisa é certa: é preciso evitar esses errinhos de Português. Além do mais, uma das competências da redação do Enem avalia a gramática e a ortografia da Língua Portuguesa. Então, não marque bobeira! Continue a leitura e descubra dicas de como usar mal mau adequadamente para arrasar na redação.

Antes de tudo: o que são adjetivos?

São termos que indicam características de substantivos. Dessa forma, apontam as suas condições, qualidades, estados etc. Os adjetivos podem ser flexionados quanto ao número, ao grau e ao gênero.

No caso, mau é um adjetivo que indica algo negativo. Por outro lado, mal pode ser um advérbio de modo, uma conjunção temporal ou um substantivo. Adiante, veremos melhor sobre isso!

Em qual matéria eles estão inseridos?

Os adjetivos estão inseridos em Língua Portuguesa, na área de gramática, bem como os advérbios, os substantivos, as conjunções e demais categorias do gênero. Portanto, se você quer saber como estudar mau ou mal, é nessa disciplina em que você precisa focar!

mau ou mal

Exemplos práticos da aplicação dos adjetivos mau e mal

Para ajudar a evitar erros de Português nas suas provas, vejamos alguns exemplos simples acompanhados da explicação das diferenças entre mau e mal!

Quando usar mau

A palavra mau é o contrário de bom. Usamos quando queremos descrever alguém, ou seja, dar um adjetivo.

Exemplos:

  • ele tem mau gosto para cores;
  • sempre fui um mau aluno, mas agora decidi mudar;
  • fiz um mau negócio;
  • ela é um mau exemplo para você.

Perceba que, ao trocar a palavra mau por bom, todas as frases mantêm sentido e adequação ortográfica.

Quando usar mal

O uso de mal é um pouco mais complexo, já que a palavra pode pertencer a classes gramaticais distintas.

Alguns exemplos de seu uso:

  • a depressão é o mal do século. — Aqui, temos um exemplo de substantivo, no qual a palavra mal tem o sentido de doença;
  • o cidadão pobre é mal amparado pelo governo. — Agora, mal tem o sentido de advérbio de modo. Nesse tipo de caso, mal seria substituído por bem;
  • mal saí de casa e a chuva começou a cair. — Aqui, é uma conjunção subordinativa temporal. A substituição adequada seria “logo que saí de casa, a chuva começou a cair”.

Observe que a regra de substituição funciona em alguns casos, mas pode não ser adequada em outros. Por isso, faça muitos exercícios para pegar o jeito!

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

Na hora de escrever a sua redação, existem dicas para facilitar a escolha entre mau ou mal no vestibular ou Enem. Confira!

Observe os seus sinônimos

Ao fazer uma redação do Enem e dos vestibulares, é importante evitar a repetição de palavras. É claro que elas podem aparecer mais de uma vez no seu texto, mas não muito próximas nem no mesmo parágrafo.

Para isso, usar sinônimos é sempre a melhor pedida. Então, confira alguns sinônimos de mau e mal:

  • mau — malvado, ruim, prejudicial;
  • mal — assim que, doença, tristeza, incômodo.

A palavra mau tem sinônimos mais bem-definidos. Mal, por sua vez, demanda uma interpretação maior do sentido do termo na frase. Fique ligado!

Tour pela prova do Enem

Utilize macetes

Acertar no Português e melhorar a escrita envolve muitos fatores. Alguns deles são:

  • treinar bastante, já que aprendemos enquanto escrevemos;
  • conhecer as competências do Enem e entender o que a banca deseja das produções textuais;
  • compreender a teoria para mandar bem na hora de utilizar o Português na redação;
  • fazer muitas questões para fixar os conteúdos.

E por aí vai! Mas também é possível utilizar macetes nas provas. Eles são úteis nos momentos em que dá branco e deixam você mais seguro na hora de escrever.

Macete visual

No caso do uso de mau ou mal, há um macete visual clássico que até pode não fazer muito sentido, mas funciona. Basicamente, observe bem as palavras: mau × bom e ma× bem.

Ao compararmos todas elas, podemos observar que apenas uma letra é diferente entre cada palavra dos pares. No caso, falamos a respeito da última letra de mau e mal e a segunda letra de bom e bem.

Visualizou? Agora, dê uma olhada mais atenta: u × o,  × e.

Veja como se “fecharmos” a letra “u”, obtemos um “o”. Ambas são “redondinhas” e parecem se complementar.

A mesma lógica é válida para “l” e “e”. As duas são compostas por retas e, se adicionarmos alguns risquinhos ao “l”… temos uma letra “e”!

Macete com associação

Outra forma de pensar é tentar fazer associações. Por exemplo: lobo mau, mal-estar… Utilize a sua imaginação e associe as palavras com coisas do seu dia a dia.

Busque materiais gratuitos ou pagos

Além de estudar livros didáticos selecionados pela sua escola, tente buscar materiais gratuitos ou pagos que possam facilitar a compreensão sobre quando usar mau ou mal. Por exemplo:

  • veja vídeos de professores no YouTube;
  • faça cursos de gramática, técnicas de redação, ortografia etc. em plataformas de ensino virtual;
  • faça cursinhos pré-vestibulares.
mau ou mal

Confira um exemplo de exercício que cai na prova do Enem ou vestibular

Busque casos do uso de mau ou mal no Enem ou em provas de vestibulares. Isso ajuda você a entender melhor como o assunto é cobrado em testes.

Aliás, selecionamos um exemplo de como a questão pode ser cobrada em um vestibular, seguida da resolução para que você comece a se familiarizar com esse tipo de questão de prova e saiba como se preparar de maneira adequada.

A questão apareceu no vestibular de 2012, da UFC. Confira:

Assinale a alternativa que completa corretamente o período: os educandos estão quase sempre de ____ humor, por isso ____começam a estudar e já reclamam. São todos ____-humorados.

  • A) Mal / mal / mal;
  • B) Mal / mal / mau;
  • C) Mau / mal / mal;
  • D) Mau / mau / mal;
  • E) Mal / mau / mau.

A resposta correta é a alternativac”. Isso porque “mau-humor” corresponde a uma “má disposição”, uma qualificação negativa do substantivo “humor”. Todavia, “mal-humorados” demanda o uso de “mal” como advérbio de modo, podendo ser substituído por “bem”, isto é, “bem-humorados”. Note que essa relação pode passar como uma “pegadinha”. Já “mal” em “mal começam a estudar…” corresponde a uma conjunção temporal.

Agora é com você!

E aí, gostou de descobrir quando usar mau ou mal em sua redação? Agora, é hora de treinar bastante! Reserve um tempo na semana e dedique-se a fazer um simulado de redações. A prática é essencial para você se sentir mais confiante no dia da prova!

Agora que já está mais preparado, aproveite e inscreva-se no vestibular online de nossas faculdades parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados