Vestibulares agora também é

O que é escala cartográfica e como é usada?

A escala cartográfica é um conteúdo essencial sobre mapas que demonstra a proporção entre a área real e sua representação. Logo, com ela, podemos delimitar vários lugares geográficos e a localização espacial.

Esse tema é muito importante na Geografia e, claro, não passa despercebido pelo Enem e outros vestibulares. Por isso, preparamos este post para explicar o que é escala geográfica e como calculá-la. Confira!

O que é escala cartográfica?

A escala cartográfica demonstra o quanto um espaço sofreu uma diminuição em comparação ao seu tamanho original para ser representado em um material gráfico. No entanto, ela deve respeitar as medidas originais para que seja possível ter uma percepção total do terreno a ser avaliado.

Para exemplificar, vamos supor que você tenha um mapa e a sua proporção é de 1:500. O que isso significa? Quer dizer que cada centímetro representado na imagem é equivalente a 500 centímetros, ou seja, 5 metros.

Qual a sua função?

A escala cartográfica é muito importante para compreender a proporção entre o espaço real e a sua representação no mapa. Assim, ela indica o quanto um determinado espaço geográfico se reduziu para “caber” no local em que ele foi feito em forma de material gráfico.

Com isso, ajuda a entender os mapas e a compreender as medidas entre os territórios representados.

Quais os tipos de escala cartográfica?

De modo geral, existem dois tipos de escala cartográfica: a gráfica e a numérica. Veja as diferenças entre elas abaixo!

Escala gráfica

A escala gráfica é utilizada no mapa para expressar as medidas. Trata-se de uma linha horizontal, com retângulos pretos e brancos, que demonstra os valores expressos no mapa que equivalem ao local real.

Na escala gráfica, é importante ficar de olho nos valores expressos. Cada centímetro corresponde a uma determinada distância expressa em quilômetros ou metros.

Escala numérica

A escala numérica representa as proporções entre o local real e o mapa por meio de números, como 1:100.000. Sempre encontramos três elementos nesse tipo:

  • o número 1;
  • dois pontos;
  • um número que varia e cuja medida está sempre em centímetros.

Como calcular a escala cartográfica?

Para calcular a escala cartográfica, lembre-se do seu conceito: escala (E) é a relação (divisão) entre a área do mapa (d) por sua área real (D). Logo:

Para calcular uma escala em um mapa em que dois pontos se encontram a 5 cm de distância um do outro, sendo que, na realidade, eles estão separados por 1.000 cm, aplique a fórmula:

E = 5/1000 → E = 1/200

Tour pela prova do Enem

Assim, a escala é de 1:200.

Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?

Como vimos, o tema de escala cartográfica é muito cobrado na prova do Enem. Por isso, é fundamental se dedicar aos estudos, por meio de resumos, leitura da parte teórica da matéria e resolução de exercícios. Confira um exemplo de questão!

(UFPB) Escala gráfica, segundo Vesentini e Vlach (1996, p. 50), “é aquela que expressa diretamente os valores da realidade mapeada num gráfico situado na parte inferior de um mapa”. Nesse sentido, considerando que a escala de um mapa está representada como 1:25000 e que duas cidades, A e B, nesse mapa, estão distantes, entre si, 5 cm, a distância real entre essas cidades é de:

a) 25.000 m

b) 1.250 m

c) 12.500 m

d) 500 m

e) 250 m

A alternativa correta é a letra B. Aqui, foi dado o valor da escala (1.25.000) e a distância entre as cidades A e B na representação do mapa (5 cm). Para resolver, é importante determinar o equivalente à distância e converter para a unidade de medida pedida.

Dessa maneira: 25.000 x 5 = 125.000 cm

125.000 = 1.250 m.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é escala cartográfica e como calculá-la, tenha em mente a importância de estudar esse tema para o Enem. Assim, você ficará mais próximo de ingressar no curso dos sonhos!

Gostou? Então, não deixe de investir no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online de uma de nossas faculdades parceiras e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.