Dias de prova do Enem: como se preparar?

Pessoa preenchendo gabarito com lápis

Pensar de maneira objetiva é um dos requisitos para sua participação no Enem. E acredite: essa objetividade deve começar no preparo para cada dia de prova 

Fique atento: sua participação no Enem 2023 está marcada para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro. Por isso, é preciso se preparar em todos os pontos essenciais para que você não passe nenhum tipo de sufoco nos dias das provas. 

De acordo com as informações divulgadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o horário para a realização das provas está marcado em todo o território nacional para acontecer das 13h30 às 19h no primeiro dia e das 13h30 às 18h30, no segundo dia. É fundamental saber que os portões serão fechados pontualmente às 13h e que esses horários seguem como parâmetro o horário de Brasília (DF). 

Como é a estrutura das provas do Enem?

Divididas em dois dias, as provas contam com o total de 180 questões objetivas e uma redação, em dois domingos seguidos. No primeiro – dia 5 de novembro, serão abordadas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação, escrita sob a forma de um texto que seja dissertativo-argumentativo. 

Para o segundo domingo dia 12 de novembro, a prova será completada e concluída com questões referentes às disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além de Matemática e suas Tecnologias.

Desta maneira, para o dia 5, serão aplicadas:

  • 45 questões de Linguagens, Código e suas Tecnologias;
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação com texto dissertativo-argumentativo. 

No dia 12, haverá:

  • 45 questões de Ciências da Natureza;
  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. 
Prova de Ciências Humanas do Enem
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias é dia 5/11 e tem 45 questões

O que cada prova do Enem pede?

As 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias englobam conhecimentos em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – sendo Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha do aluno, Artes e Educação Física, além, é claro, de novidades sobre comunicação digital e o avanço do uso das novas tecnologias. 

Em Ciências Humanas e suas Tecnologias, o aluno deve preparar seu conhecimento nas áreas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Dica: o primeiro dia de prova do Enem tem bastante leitura e interpretação de texto. Por isso, é muito importante que você esteja bastante acostumado a ler e desenvolver seu raciocínio, porque é também o dia da redação. 

O segundo dia da prova, também conta com 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e mais 45 sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para fazer essa segunda prova é preciso estar afiado em conhecimentos numéricos, geométricos, ter noção de estatística e probabilidade, além de conhecer álgebra e geometria, como por exemplo, planos cartesianos e sistemas de equações de primeiro e segundo grau. 

Sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias o aluno deve ter estudado sobre Biologia, Física e Química. Este segundo dia tem um tempo um pouquinho menor do que o primeiro. 

Segundo Camilo Santana, Ministro da Educação:

O Enem só sofrerá possíveis mudanças a partir da edição de 2024, quando a avaliação e reforma do novo Ensino Médio está prevista para ser concluída.

Santana afirmou ter boas expectativas uma vez que o número de inscritos para a edição de 2023 superou a casa dos 5 milhões. Essa informação foi extraída de uma nota publicada no portal do MEC.

Rapaz pensando durante prova
No primeiro dia, saber interpretação de texto e ter boa leitura é essencial para a redação

Como se preparar para a redação?

Justamente pela redação ser solicitada junto à primeira prova do Enem, no dia 5 de novembro, o aluno tem um pouco mais de tempo para concluir a prova. Entretanto, é preciso saber que a redação do Enem deve ter no mínimo oito linhas e no máximo 30. 

Além disso, o texto deve abranger coerência e coesão textual, adequação ao tema e tipo de escrita solicitados, boa argumentação e escrita, e ainda emprego da Língua Portuguesa de maneira correta. Essa redação tem em sua pontuação um grande impacto em sua nota final. Por isso, vacilar não é o caminho: preste atenção nos assuntos do momento, leia e refaça redações dos temas anteriores para treinar. 

Quais documentos são necessários?


Para os dias da prova do Enem você não pode se esquecer dos itens obrigatórios, como seus documentos, por exemplo. Por isso vale conferir um monte de vezes se você está com um documento de identificação, com foto, juntamente com o endereço certinho do local em que suas provas acontecerão. 

O documento de identificação com foto pode ser seu RG e sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Caso seja necessário você também pode levar seu passaporte ou ainda o Certificado de Reservista ou Dispensa. Escolha um deles e vá fazer sua prova. Lembre-se: a falta de um documento de identificação com foto, não permite sua entrada.

Tour pela prova do Enem

Além de um desses, os outros documentos que podem ser necessários são: seu cartão de confirmação de matrícula no Enem e a Declaração de Comparecimento Enem, para quem precisa de algum comprovante de que, naqueles dias, naqueles horários, esteve fazendo as provas. 

Homem segurando passaporte brasileiro
O passaporte com foto também serve para levar para o Enem

TRI – Teoria de Resposta ao Item

Desenvolvida para avaliar e contabilizar o desempenho de cada participante do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) não conta somente o número total de acertos na prova. Assim, para concluir e atribuir a nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio, a TRI qualifica o desempenho de cada um a partir da habilidade do avaliado, com base em três requisitos:

  • Conhecido como “poder de discruminação”, o primeiro parâmetro envolve a avaliação da proficiência de acordo com cada item, bem como os que não possuem a proficiência;
  • O grau de dificuldade da prova;
  • Respostas provavelmente chutadas: o famoso acerto pelo chute do aluno. 

Os três parâmetros foram criados pelo MEC para que as habilidades fossem avaliadas em conjunto, sem permitir que o resultado de uma área seja comparado ao resultado de outra área do conhecimento. 

Horários e procedimentos

Para os dias de prova, como explicado acima, os portões dos locais de prova serão fechados pontualmente às 13h, conforme o horário de Brasília (DF). Ao chegar no local da prova, fique atento para não carregar o que não é permitido para dentro da sala de aula. 

Além disso, entender qual o tempo médio para que você responda a cada questão, de acordo com o que está sendo pedido é fundamental. A dica aqui é direta e reta: não deixe para descobrir sobre esse tempo em cima da hora. 

Por isso, como cada ser humano se entende de uma maneira, veja se você prefere começar pelas questões mais difíceis ou pelas mais fáceis. Veja qual método mais se aplica ao seu jeito de fazer provas. Tem gente que treina uma redação, sobre temas variados, uma vez por semana. É uma boa prática a ser adotada, uma vez que a nota da redação tem um peso enorme em sua nota final.  

Outro bom conselho é chegar com aproximadamente uma hora de antecedência. Assim, você tem tempo para relaxar, conhecer o lugar da realização de sua prova, se habituar com o ambiente e não precisará sair correndo para achar sua sala ou ainda virar meme da lista de atrasados do Enem, não é mesmo?

Relógio em parede marcando uma hora
No Enem, os portões fecham às 13h e, depois, ninguém mais entra

Itens permitidos e proibidos 

O que você pode levar nos dias de prova?

Veja o que não te trará nenhum tipo de problema nos dias de prova do Enem: 

  • Caneta esferográfica com tinta preta, com o corpo transparente (dica: leve ao menos duas unidades);
  • Máscaras (caso você sinta necessidade);
  • Declaração de comparecimento (se você precisar deste documento);
  • Álcool em gel ou líquido, desde que armazenados em frascos transparentes;
  • Alimentos leves, como por exemplo: chocolate, suco, lanches, frutas, salgadinhos (desde que sejam separados em uma sacola transparente), barras de cereal, balas e chicletes, entre outros pequenos itens; 
  • Garrafa d’água também transparente e sem rótulo;
  • Seu celular, desde que o aparelho esteja completamente desligado e guardado em um envelope.

O que não pode levar para o Enem?

Para não dar bobeira e ficar sem ter onde guardar alguns pertences, melhor não correr o risco de ser impedido de fazer as provas ou mesmo ter que deixar suas coisas para trás. Por isso, o Edital do Enem tem uma relação completa do que você não pode levar ou portar nos dias de prova. 

Veja só:

  • Relógios;
  • Chapéu;
  • Boné;
  • Viseira; 
  • Gorro;
  • Caneta que não tenha o corpo transparente;
  • Réguas, 
  • Corretivos;
  • Livros;
  • Manuais impressos;
  • Anotações (referente ao conteúdo de estudo ou não);
  • Tablets;
  • Calculadoras;
  • Agendas eletrônicas;
  • Pen-drive;
  • HDs externos;
  • Lapiseira;
  • Componentes eletrônicos e similares.
Garota mexendo em celular com papéis e livros em cima da carteira
Livros e eletrônicos não são itens permitidos na prova

Como devo me vestir para o Enem 

Vista algo confortável! Lembre-se: são em média cinco horas para a realização das provas, em cada dia. Por isso, vale muito a pena vestir algo que te deixe confortável, dos pés à cabeça. 

Quanto tempo leva para fazer cada prova?

Nada melhor do que a prática para descobrir em quanto tempo você consegue terminar sem mais problemas, cada uma das provas. Por isso, aproveite bastante para treinar com as edições anteriores, inclusive na produção da redação. 

Procure controlar sua ansiedade. Sabemos que isso pode ser o mais complicado. Afinal, o Enem é uma das provas mais importantes e que pode direcionar seu futuro para grandes universidades e instituições de ensino renomadas. E confie em você: somente com seu propósito bem definido, somados às suas horas de estudo e treinamentos, você poderá saber até onde vai chegar. 

Saiba também: veja como fazer uma boa redação usando citações!

Para se aprofundar ainda mais em seu conhecimento, que tal fazer um simulado? Acesse o Intensivo do Stoodi e veja como você pode se dar bem. Basta clicar aqui, fazer sua assinatura no plano que for melhor para o seu programa de estudos e começar a praticar. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados