Como e onde usar a nota do ENEM

Celular com página do Enem na tela

Se antes apenas o vestibular era a chave para entrar em uma faculdade, hoje não é mais assim. Existem várias outras maneiras de ingressar em uma formação superior e usar a nota do Enem é uma delas.

Sim! Se você foi bem no Exame Nacional do Ensino Médio poderá usar isso ao seu favor. Muitas faculdades hoje em dia usam esta avaliação como opção para o aluno garantir uma vaga no curso que deseja.

Aliás, algumas usam apenas o Enem, outras têm o vestibular e usam o Exame como apoio ao estudante. Mas não se preocupe que vamos mostrar tudo neste texto, combinado?

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Desvende os segredos por trás da sua nota do Enem 2023! 📝🎓 Aprenda dicas práticas e estratégias inteligentes para aproveitar ao máximo sua pontuação no Enem e alcançar seus objetivos acadêmicos. 🚀💡 Esteja pronto para desbravar o caminho para a universidade dos seus sonhos! #Enem2023 #DicasEnem #Educação #FuturoAcadêmico ♬ som original – Dicas para o vestibular!

O que é a nota de corte e por que ela é importante?

A nota de corte é a pontuação mínima necessária para um estudante poder se classificar e concorrer a uma vaga em um curso de graduação. Então, ela é uma espécie de barreira que separa o candidato e a vaga. Por isso ela é tão importante para o estudante para ingressar na faculdade.

Vamos imaginar que o Victor sonha em fazer engenharia civil e prestou o Enem, tirando a nota 700. Ele não conseguirá entrar em uma faculdade onde a nota exigida seja acima dos 800 pontos, entretanto poderá entrar em uma que se enquadre na sua nota.

Neste sentido, a nota de corte é o mínimo que a faculdade exige para ingressar em um curso. Isso costuma mudar de acordo com várias situações, como o processo seletivo, a faculdade, curso desejado, a modalidade das aulas.

Pessoa desenhando com giz em lousa uma escada, com um boneco subindo rumo ao chapéu de formatura no topo
A nota de corte seleciona pessoas com uma pontuação mínima para entrar em determinado curso

Qual a importância da nota de corte?

A nota de corte é importante tanto para o aluno, como também para as instituições de ensino porque elas determinam a nota mínima de ingresso do aluno no curso proposto. Em primeiro lugar, para o aluno a nota do Enem é um dos principais critérios de seleção nas universidades públicas e privadas do Brasil. Assim, quanto maior a nota dele, maiores as chances de poder escolher o curso que quiser. Outras vantagens são:

  • chances de bolsas de estudo;
  • facilidade no Financiamento Estudantil (FIES);
  • seleção em programas governamentais;
  • acesso às melhores vagas.

Já as faculdades usam a nota de corte para selecionar melhor os estudantes que vão ingressar na instituição, além de ter acesso a programas governamentais.

Qual a relação entre o ENEM e o Sisu?

O Sisu usa a nota do Enem do candidato para classificá-lo, como em um ranking, para cada curso escolhido. O Sistema de Seleção Unificada ranqueia o resultado do aluno como o critério principal para a seleção.

Dessa maneira, os estudantes que fizeram o Enem podem se inscrever no Sisu durante um período específico, que é geralmente anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Durante o processo de inscrição, os candidatos escolhem até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência.

  • Com a inscrição feita, 
  • É nesta hora que entra a nota de corte!

Cada instituição define uma nota de corte para cada curso, então uma universidade pode ter uma nota de corte de 700 para o curso de administração, enquanto outra, exige nota de 850 para o mesmo curso.

Caso o estudante tenha nota igual ou superior à nota de corte, ele é chamado para ocupar as vagas disponíveis. Isso acontece de forma automática pelo sistema. Por outro lado, se o candidato não foi chamado para sua primeira opção de curso, ele pode ficar na lista de espera e aguardar uma vaga ficar disponível.

Celular com tela do Sisu e site ao fundo
Na seleção do Sisu, a nota de corte do Enem serve para classificar os alunos nas duas opções que escolhem

Como funciona o Prouni com base na nota do Enem?

É com base nas notas do Exame e nos critérios de elegibilidade que o ProUni classifica os candidatos e seleciona os beneficiários das bolsas de estudo.

Tour pela prova do Enem

O Prouni é o Programa Universidade para Todos que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. Ele é focado em estudantes de baixa renda e tem alguns critérios específicos.

O programa costuma ter dois períodos de inscrições por ano e, caso o estudante tenha feito Enem, pode se inscrever no programa. Os parâmetros para participar do Prouni incluem:

  • participação no Enem
  • ter renda familiar per capita nos limites determinados;
  • ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral;
  • não ter curso superior;

Durante o processo de inscrição, os candidatos escolhem até duas opções de curso e instituição de ensino superior privada. Isso vai variar de acordo com suas preferências e classificação no Enem.

Os candidatos com melhor desempenho têm prioridade na seleção. Os beneficiários do ProUni podem receber bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% das mensalidades, ou bolsas parciais, que cobrem 50%. A escolha entre bolsa integral ou parcial depende da renda familiar per capita do candidato.

Como a nota do Enem influencia no FIES?

É possível usar a nota do Enem para conseguir um Financiamento Estudantil, o FIES. As notas influenciam a elegibilidade e as taxas de juros do Fundo de Financiamento Estudantil.

Em primeiro lugar, para ser elegível ao FIES o estudante precisa ter participado de alguma edição do Enem e obtido uma média determinada de pontos. Uma situação, por exemplo, é não ter zerado a prova de redação.

Fora isso, outros critérios são utilizados, como a renda familiar, a modalidade de ensino, entre outros. Sobre a taxa de juros, os estudantes contam com juros anuais na faixa dos 6,5% ao ano, prazo de carência de 18 meses e um período de amortização de até 3 vezes ao de permanência como financiado.

Pessoa mexendo em celular com tela do Fies
A nota do Enem também serve na seleção de estudantes para participar do Fies

Quais universidades aceitam o Enem?

O Enem é aceito tanto por universidades públicas como privadas. Além disso, umas usam apenas o Enem como avaliação, outras ainda fazem o vestibular próprio e usam o Enem como um critério a mais. Algumas universidades que aceitam o Enem são:

  • USP;
  • Unicamp;
  • Unesp;
  • UFRJ;
  • UFMG;
  • UFRGS;
  • Universidade Federal de Santa Catarina;
  • Universidade Federal de Brasília (UnB).

ENEM e vestibulares: notas de corte e concorrência

Existe uma diferença entre as notas de corte do Enem e de vestibulares tradicionais e cada instituição de ensino define seus critérios. Além disso, a cada prova realizada, essa nota de corte tem uma alteração.

No Enem, por exemplo, as notas são calculadas com base em uma média das quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e na nota da redação. Os pesos atribuídos a cada área variam conforme a instituição.

Já nos vestibulares tradicionais, as notas são calculadas de diferentes maneiras, dependendo da política de cada universidade. Algumas universidades, por exemplo, têm mais de uma fase de vestibular.

Veja também: descubra dicas para gabaritar inglês no Enem!

Onde usar a nota do Enem?

Você viu neste texto como funciona usar a nota do Enem para entrar em uma universidade, seja pública ou privada. Além disso, viu que o Exame também ajuda de várias outras maneiras, como entrar no Prouni ou no Fies.

Isso mostra a importância do aluno em, não apenas fazer o Enem, mas escolher de forma estratégica onde e como usar a nota do Enem. Uma das estratégias, por exemplo, é escolher universidades com notas de corte acessíveis para você. No Sisu, escolha o curso que deseja, mas avalie também um com nota de corte ao seu alcance.

Por fim, se você quer se preparar para o Enem e tirar uma boa nota de corte, precisa se dedicar muito. Uma boa opção para isso é fazer o intensivão da Stoodi, com um cronograma de cinco semanas de revisão para o Exame. Para conferir como ele funciona, é só conferir no site da Stoodi.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados