Há vários motivos que levam uma pessoa a estudar Agronomia na Anhanguera, faculdade parceira aqui do Vestibulares. Tem gente que acabou de sair do ensino médio e está em busca de ingressar no mercado de trabalho. Outros buscam uma nova graduação ou mesmo uma segunda profissão.
Neste artigo, vamos falar sobre a história do Alessandro, que passou por muitos cursos antes de encontrar aquele que ama de verdade. Você vai perceber que, às vezes, pode demorar algum tempo para descobrir sua verdadeira vocação. O segredo é não desistir.
Continue a leitura e conheça também o projeto que dá voz aos alunos da Anhanguera para compartilhar experiências, problemas, soluções, dificuldades, frustrações e, principalmente, a realização de sonhos!
História de quem se formou em Agronomia na Anhanguera
É natural que nossos futuros alunos apresentem diversos questionamentos antes de se matricularem em Agronomia a distância.
Não importa se você é jovem ou já está há muitos anos na vida adulta: escolher uma carreira (ou mudar de área profissional) é uma decisão difícil e que costuma gerar ansiedade. A trajetória do Alessandro, por exemplo, foi bem conturbada:
“Nasci em Terra Rica, no Paraná, mas cresci em Ivinhema, cidade sul-mato-grossense. Fiz um Curso Técnico Agrícola em Agropecuária em Adamantina (SP) e, depois, graduação em Ciências Biológicas, de volta ao Mato Grosso do Sul. Pouco tempo depois, já tinha até pós-graduação em Educação no Campo, mas o que eu sempre quis fazer era Agronomia”.
Alessandro não tinha condições financeiras de bancar o curso superior de seus sonhos, mas decidiu não ficar parado. Foi buscando outras especializações que dialogam com essa área principal. Até que, um dia, o grande momento acabou chegando:
“Graças à Anhanguera, minha mãe e minha irmã, estou conseguindo realizar meu sonho de me tornar um profissional da área, de ser um engenheiro-agrônomo”.
Como a Anhanguera ajudou Alessandro a realizar seu sonho
O exemplo do Alessandro mostra como nem sempre o caminho rumo a um sonho é uma linha reta. Mesmo não podendo fazer o investimento que o curso de Agronomia demanda, todas as formações que ele adquiriu antes com certeza somam muito ao seu currículo.
Trazendo toda essa bagagem, ele ainda teve acesso a vários benefícios quando começou a estudar com a gente. Quando a formação de cada aluno é individualizada, tudo que ele já estudou pode ser aproveitado. Veja mais a seguir.
Professores experientes
Pessoas que ainda não sabem como traçar uma meta profissional precisam de professores experientes. Afinal, com bons mentores inseridos no mercado de trabalho, abrem-se oportunidades de indicações as mais diversas.
Eles também promovem a interação entre os alunos mesmo nos cursos semipresenciais, visando criar um ambiente de networking e de trabalho em grupo para além das atividades curriculares.
Parcerias com grandes empresas pelo Canal Conecta
Quando o estudante já passou por vários cursos superiores, como o Alessandro, ele tem urgência de começar na profissão em alguma das áreas da Agronomia.
Então, passa a ser ainda mais importante uma faculdade que realize parcerias com grandes empresas e ofereça, por meio delas, oportunidades de estágios e vagas profissionais diretas. E aí que entra o Canal Conecta. Nessa plataforma, há diversas vagas de emprego e de estágio exclusivas para alunos das faculdades parceiras do Vestibulares.
Além disso, por lá, você confere indicações de cursos, dicas para se sair bem em processos seletivos, conselhos para o planejamento de carreira e muito mais.
O curso de Agronomia da Anhanguera
O objetivo do curso de Agronomia é formar profissionais para atuar no mercado, melhorando a produtividade das atividades agrícolas e agropecuárias. Isso envolve lidar com recursos naturais, ser eficiente no uso deles, racionalizar matérias-primas e refletir sobre o emprego de novas tecnologias e mão de obra no campo.
A cadeia produtiva do agronegócio é enorme, talvez uma das maiores do Brasil. Sendo assim, não faltam opções de trabalho no planejamento e no manejo das lavouras, pastos e granjas, sem contar as áreas de pesquisa e desenvolvimento de técnicas agrícolas.
Para quem se destina e qual é a área de atuação do curso
Ela abrange indústrias, empresas públicas, terceiro setor, projetos filantrópicos e até instituições se ensino, nos quais o engenheiro-agrônomo pode atuar como professor. É um curso especialmente desenvolvido para produtores rurais que, ao se formarem engenheiros, desejam trabalhar pelo aumento da eficiência na produção.
O perfil do engenheiro-agrônomo é o de uma pessoa ligada fortemente à terra, curioso a respeito do assunto de preservação ambiental, extração de recursos de forma sustentável e utilização das melhores tecnologias nesse processo.
Sentiu uma identificação com esses ideais? Quem sabe você não faz como o Alessandro e realiza o seu sonho estudando na Anhanguera, uma das faculdades parceiras do Vestibulares?
O projeto Vozes da Mudança
Você acredita no poder de compartilhar seus percalços e sucessos? Tem o hábito de externalizar problemas profissionais e realizações? Na Anhanguera, acreditamos que as pessoas ficam mais fortes e obstinadas quando decidem compartilhar suas histórias.
Saber construir amizades em torno da empatia, ouvindo e falando de si para outras pessoas, é fundamental. Afinal, o que seria das nossas carreiras se não pudéssemos dividir esses momentos com os colegas, buscar motivação e oferecer ajuda?
O projeto Vozes da Mudança tem justamente essa função: dar uma oportunidade de os alunos da Anhanguera compartilharem realizações, convidando outras pessoas como eles a sonhar junto.
O Vestibulares ajuda você a realizar seu sonho!
Como dissemos no início deste conteúdo, há vários motivos que levam uma pessoa a cursar Agronomia. Mas há também semelhanças entre todos esses profissionais: muitos deles nutrem um grande sonho, um amor pela atividade.
Na nossa parceira Anhanguera, além dos benefícios já citados, você conta com oportunidades de bolsas e descontos na mensalidade. Sem falar na diversidade de formas de ingresso e na Avaliação Continuada, que valoriza todas as etapas da sua formação.
Faça Agronomia com a gente!
Esse ideal os move para trabalhar na área, mesmo que durante certas fases de sua vida a opção pareça difícil financeiramente, como no caso do Alessandro. Será que o mesmo não acontece com você?
Se está em dúvidas sobre se o curso de Agronomia, não deixe de dar uma olhada na página do curso. Se achar que os requisitos batem com seus objetivos, faça como o Alessandro e inscreva-se agora mesmo!