No estudo da Física, é preciso de alguns conceitos para ajudar a entender como o sistema estudado está evoluindo com o passar do tempo. Para isso, existem as grandezas físicas. Uma delas é chamada de aceleração, que pode ser tanto tangencial quanto escalar, porém ambas têm o mesmo significado: a variação da velocidade de um corpo em um determinado tempo.
Esse conceito está presente em muitas fórmulas de física, portanto, dominar o assunto é muito importante na hora de fazer o Enem e outros vestibulares. Neste post, vamos conhecer melhor o conceito da aceleração escalar. Fique ligado!
O que é a aceleração escalar?
Aceleração escalar é um conceito que nos permite dizer qual foi a variação da velocidade de um corpo em um período de tempo, analisando a componente vetorial no mesmo sentido desse movimento.
Apesar do nome escalar, toda aceleração é uma grandeza vetorial, ou seja, sua direção e sentido são importantes na hora de resolver um problema. A unidade de medida da aceleração no sistema internacional é dado pelo m/s².
Em qual matéria a aceleração escalar está inserida?
O estudo de aceleração escalar está inserido na matéria de mecânica em Física. No Enem, questões que abordem o assunto podem ser encontradas no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Quais são os exemplos práticos de aplicação da aceleração escalar?
Qualquer sistema sobre o efeito de uma força sofrerá uma aceleração escalar se ela for aplicada no sentido do movimento. Ou seja, a aceleração da gravidade durante uma queda livre, a aceleração de um atleta em uma corrida e até mesmo a avaliação da velocidade de um carro em um percurso em linha reta são exemplos cotidianos da aceleração escalar.
Como estudar aceleração escalar para o Enem e vestibulares?
Fazer resumos com os conceitos da matéria e ter a mão uma folha com as fórmulas de Física são ótimas maneiras de se preparar para resolver exercícios do Enem e outros vestibulares. Sempre que tiver alguma dúvida, poderá recorrer ao seu próprio material para ajudar a entender a resposta certa.
Mas não deixe de resolver exercícios, pois só assim o conteúdo será fixado. Abaixo, você vai conhecer um exemplo de questão sobre aceleração escalar com gabarito. Veja!
(PUC-RJ) Um objeto em movimento uniformemente variado tem sua velocidade inicial v0= 0,0m/s e sua velocidade final vf= 2,0 m/s, em um intervalo de tempo de 4s. A aceleração do objeto, em m/s², é:
a) ¼
b) ½
c) 1
d) 2
e) 4
A resposta correta é a letra B. A resolução desse exercício é a aplicação direta do conceito de aceleração escalar, isto é, a variação da velocidade em um determinado tempo. A questão nos fornece a velocidade inicial, 0 m/s, e a final, 2m/s, e informa que essa variação ocorreu em 4s. Ou seja, (2-0) m/s/4s.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é a aceleração escalar e suas aplicações no cotidiano, inclua o assunto no seu cronograma de estudos e se prepare para o Enem e outros vestibulares. Com isso, você fica mais próximo de ingressar na faculdade dos sonhos!
Gostou do conteúdo e quer investir no seu futuro? Então, não perca mais tempo e estude em uma boa instituição de ensino. Inscreva-se no vestibular online de uma de nossas instituições parceiras e saia na frente!