A transição da Idade Média para a Idade Moderna não foi algo singular. Foi um processo que envolveu uma série de mudanças na forma como a população vivia e como o poder era distribuído em várias partes do mundo na época. E um dos vários marcos dessa transição foi o surgimento dos burgos.
Pelo nome, você já deve imaginar que tem algo a ver com burguesia, mas ainda precisa de um pouco mais de contexto. Acompanhe o resumo e veja como estudar esse tema para o vestibular e Enem!
O que foram os burgos?
Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal.
Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.
Como havia produção de excedentes, também havia bastante comércio nessa região, o que ajudou em seu crescimento. Isso deu origem a uma classe social que dispunha de mais recursos e certo poder sobre a região. Mais tarde, ela veio a ser chamada de burguesia.
Como esse tema cai no vestibular e no Enem?
Saber o que eram os burgos é uma forma de entender melhor como foi a transição da Idade Média para a Idade Moderna e como essas mudanças repercutiram na sociedade.
Não é tão comum ver questões falando especificamente desse tipo de cidade, mas muitas delas falam sobre a estrutura social criada a partir delas.
Confira aqui uma questão para fixar esse conceito.
(Enem 2011)
Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava fundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da
Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com:
A – o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
B – a migração de camponeses e artesãos
C – a expansão dos parques industriais e fabris.
D – o aumento do número de castelos e feudos.
E – a contenção das epidemias e doenças.
A resposta correta é a letra A. Na Idade Média, as cidades muradas eram sinônimo de segurança, havendo mais foco na subsistência e autossuficiência dos feudos. Porém, na transição para a Idade Moderna, o aquecimento do comércio gerado pelos burgos ajudou a estabelecer conexões entre estas cidades isoladas.
Hora de estudar e assegurar a sua vaga na faculdade!
O burgos foram um pequeno projeto das cidades grandes que conhecemos hoje. Sua economia, baseada no comércio e na produção de excedentes, foi a base para muitas outras mudanças históricas. Por isso que essa época é tão estudada até hoje e está sempre presente nos exames para entrar no ensino superior.
Se está procurando o seu lugar na faculdade, visite o site Vestibulares agora mesmo e use a nota no Enem para garantir vaga em uma de nossas faculdades parceiras!