Atrito é o termo que se refere a uma força que entra em ação no momento em que duas superfícies estão em contato. Nesse processo, há uma neutralização de força e, consequentemente, ocorre diminuição gradativa da velocidade do objeto observável.
Esse tema da Física é um dos assuntos indispensáveis e cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Portanto, neste resumo prático, você verá os principais pontos a serem estudados sobre atrito, como interpretá-lo, além de um exemplo aplicado.
Já está com os materiais prontos para o estudo? Então, vamos começar!
O que é atrito?
O atrito é uma força que está presente devido à rugosidade, mesmo que seja baixa, entre as superfícies dos objetos. Sem esse fenômeno, não seria possível segurar os objetos e até mesmo os carros não conseguiriam se movimentar, pois tudo tenderia ao escorregamento sem apoio.
Portanto, a primeira característica do atrito é que ela se opõe ao movimento, e a força do atrito dependerá do contato entre os corpos. Para quantificar quão rugosa, áspera é a superfície, é utilizado o termo coeficiente de atrito (μ).
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Para mandar bem nesse assunto, é fundamental entender como a força de atrito é aplicada. Sua fórmula geral é:
Portanto, a força de atrito dependerá somente da força norma (FN) e coeficiente de atrito. Além disso, ela é independente da área de contato. O coeficiente é adimensional, pois representa a razão entre as duas forças (Newton/Newton).
Outra questão fundamental para mandar bem no Enem é compreender sobre o atrito estático e cinético. Esse ocorre quando o objeto está parado. A força que se opõe ao movimento será denominada estática e, para haver movimento, será necessário aplicar uma força ainda maior. É determinada pela fórmula:
Por fim, o atrito cinético é a força necessária para que haja movimento no objeto. Contudo, para isso acontecer, o valor deverá sobrepor ao atrito estático. Ele é calculado pela fórmula:
Exemplo prático de sua aplicação
Agora que você viu os principais conceitos sobre atrito, vamos praticar? Confira um exemplo agora mesmo!
Enem (2013)
Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés.
Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
a) Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
b) Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento.
c) Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento
d) Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
e) Vertical e sentido para cima.
Resposta correta: alternativa C. O movimento do ser humano se dá pelo atrito da superfície com a força feita pelos pés. Ambas as forças são tangentes com relação à trajetória, logo, serão paralelas à superfície. Assim, trata-se de uma força de reação.
Agora, é com você!
Mandar bem nas questões sobre atrito ficará mais fácil. Contudo, lembre-se de revisar o seu conceito e aplicação, bem como as fórmulas relacionadas ao atrito estático e cinético, fechado?
Tudo pronto para realizar o sonho de ingressar na faculdade? Que tal conhecer as possibilidades com as nossas faculdades parceiras? Faça a inscrição para o vestibular online agora mesmo e confira!
{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que é atrito?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”O atrito é uma força que está presente devido à rugosidade, mesmo que seja baixa, entre as superfícies dos objetos. Sem esse fenômeno, não seria possível segurar os objetos e até mesmo os carros não conseguiriam se movimentar, pois tudo tenderia ao escorregamento sem apoio.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Para mandar bem nesse assunto, é fundamental entender como a força de atrito é aplicada. Sua fórmula geral é: Portanto, a força de atrito dependerá somente da força norma (FN) e coeficiente de atrito. Além disso, ela é independente da área de contato. O coeficiente é adimensional, pois representa a razão entre as duas forças (Newton/Newton).”}}]}