Existem vários tipos de movimentos que os corpos podem ter ao longo de trajetórias. Alguns destes, quando a trajetória pode ser considerada um setor circular, são chamados de movimento circular.
Essa é uma definição de Física que cai muito no Enem. Então, se você quer se dar bem na prova, continue a leitura para entender mais!
O que é movimento circular?
Um movimento circular se diferencia dos movimentos retilíneos por conta da trajetória. O primeiro é definido como um corpo que percorre um caminho semelhante a um círculo, ou um setor circular. No segundo, o corpo percorre uma trajetória em linha reta.
Mas, para que o corpo saia de seu movimento retilíneo, é necessária a ação de uma força. O que nos conta isso é a segunda lei de Newton, estão lembrados?
Essa força é chamada de força centrípeta, o que causa uma aceleração no corpo, tirando-o da trajetória em linha reta. No movimento circular, podemos ter duas acelerações diferentes no mesmo problema. Então, temos que estar ligados quanto a isso na hora da prova.
Quais são os tipos de movimento circular?
Assim como o movimento retilíneo, o circular também apresentará o movimento circular uniforme (M.C.U.) e o movimento circular uniformemente variado (M.C.U.V.). A diferença básica entre eles é a presença, ou não, da aceleração tangencial.
Movimento circular uniforme
De modo geral, movimentos uniformes significam que a soma das forças que atuam sobre o corpo é zero. Porém, para que o movimento circular ocorra, precisamos da atuação da força centrípeta, puxando nosso corpo para o centro de um círculo.
Por isso, o movimento circular uniforme é caracterizado pela ausência de forças na componente tangencial, reta tangente à curva. Ou seja, existe apenas a aceleração centrípeta! O exemplo mais fácil de se lembrar deste movimento é um carro mantendo sua velocidade tangencial, a medida no velocímetro, constante.
Movimento circular uniformemente variado
Neste movimento circular, teremos a ação da aceleração tangencial. Ela vai variar a velocidade tangencial do corpo ao longo da trajetória circular que ele está percorrendo. Um exemplo simples de ver este movimento no cotidiano é um carro acelerando enquanto faz uma curva.
Este tipo de movimento também explica o funcionamento de engrenagens e correias atreladas a polias, parte integrante de uma grande parte de máquinas que usamos todos os dias.
A velocidade linear de cada parte é passada integralmente para a próxima parte da máquina, porém, as velocidades angulares podem ser diferentes caso os raios não sejam iguais.
Como estudar o movimento circular para o Enem e vestibulares?
O primeiro passo para entender Física é conectar a matéria estudada com o dia a dia, já que essa é a maneira mais eficaz de se estudar a matéria para o Enem 2022 e outros vestibulares. Ao entender o fenômeno com clareza, é hora de decifrar as equações que descrevem esses comportamentos na natureza.
Sempre é bom fazer um mapa de conceitos e um bom resumo no caderno, para tirar suas dúvidas na hora de resolver exercícios. Resolução de atividades, tanto de definição quanto de fazer conta, são as melhores maneiras de fixar o conhecimento e criar a facilidade do raciocínio, já que a prova do Enem é extensa e o tempo é curto.
Estude movimento circular!
Agora que você já sabe quais são os movimentos circulares, tenha em mente que é essencial estudar esse conteúdo para o Enem. Por isso, inclua-o em seu cronograma de estudos e arrase na prova!
Não perca mais tempo e estude em uma faculdade de excelência. Inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!