A vida pode vir em diferentes tipos e formatos. Por isso, existem tantas classificações diferentes. E dentro de cada categoria, também existem muitas variações e subcategorias, de acordo com suas características evolutivas. Um bom exemplo disso é a classificação ascomiceto.
Você já deve ter ouvido falar dessa definição em algumas de suas aulas ou até em algumas questões que viu para o vestibular. Confira o resumo e veja como esse tema pode aparecer na sua prova!
O que é ascomiceto?
Ascomiceto é uma das cinco classificações de fungos, caracterizados por terem seus esporos armazenados em estruturas em forma de asco. O mesmo indivíduo pode ter múltiplos ascos, os quais podem se combinar, formando o ascocarpo, ou corpo de frutificação.
Essa classificação inclui mais de 65 mil espécies de fungos, as quais também apresentam grande variedade. Podem ser desde leveduras unicelulares até grandes corpos em forma de taça. Reproduzem-se de forma assexuada, ou seja, o processo não envolve troca de material genético.
Muitas espécies desse fungo têm uso medicinal ou gastronômico, enquanto outros podem ser agentes patogênicos ou decompositores na natureza.
Como esse tema cai no vestibular?
Fungos são uma forma de vida muito importante para a natureza e para o ser humano. Vários deles têm valor medicinal, são usados na culinária e na extração de determinados componentes. O mais importante nesses casos é entender o conceito e as características de cada tipo de fungo, especialmente no que diz respeito à sua reprodução.
Veja aqui uma questão que vai te ajudar a fixar esse conteúdo.
(UDESC 2014)
Analise as proposições em relação aos fungos.
I. Os basidiomicetos são fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau por apresentarem o corpo de frutificação denominado basidiocarpo, a exemplo, champignon.
II. Os deuteromicetos são fungos com corpos de frutificação em forma de base, formando projeções denominadas basidiósporos, os quais darão origem aos micélios, a exemplo, os bolores.
III. Os ascomicetos são fungos que possuem asco (saco), onde são formados os esporos na reprodução sexuada, a exemplo, o Saccharomyces cerevisae usado na fabricação de bebidas alcoólicas.
IV. Os zigomicetos são fungos autotróficos filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas e apresentam estrutura assexuada característica denominada zigosporângio.
Assinale a alternativa correta.
A – Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B – Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
C – Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
D – Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E – Todas as afirmativas são verdadeiras.
A resposta correta é a letra A. As afirmativas I e III explicam corretamente a estrutura desses dois tipos de fungo, com os ascomicentos formando seus esporos em asco, daí seu nome.
Hora de se preparar para o vestibular!
Todo vestibular inclui uma grande variedade de temas e significados, e o Enem 2022 não deve ser diferente. Fungos ascomicetos são apenas uma das várias formas de vida que você precisa estudar para passar bem no vestibular de Biologia.
Se quiser mais uma ajudinha para garantir a sua vaga, visite o site Vestibulares e faça a sua inscrição para o vestibular online agora mesmo! Você também pode usar a sua nota no Enem para se inscrever em uma de nossas faculdades parceiras.