Velocidade escalar média é a razão entre o espaço total que foi percorrido sobre o intervalo de tempo. A sua unidade de medida SI é dada em metros por segundo ou quilômetro por hora, avaliando o deslocamento de um objeto.
Como esse é um dos temas mais importantes que não passará despercebido pelo Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2022 e vestibulares, preparamos um resumo e abordaremos os principais pontos desde sua definição, como estudá-lo, além de um exemplo para você dar aquela praticada.
Já preparou o material para as anotações? Então, vamos começar!
O que é velocidade escalar média?
A velocidade escalar média é um dos temas da Física que determina a distância percorrida por um determinado período de tempo, sendo considerada uma grandeza escalar. Ela é uma didática simplificada e retratada pela fórmula:
d – distância percorrida metro (m) ou quilômetro (km);
t – intervalo de tempo dado em segundos (s) ou horas (h);
v – velocidade escalar média (m/s ou km/h);
O ponto crucial para não errar nos exercícios é ficar atento com as unidades de medidas e agir conforme os padrões estabelecidos pelo Sistema Internacional de Unidades. Ou seja, a velocidade percorrida deve ser sempre estabelecida em metros por segundo (m/s) ou quilômetro por hora (km/h). Caso contrário, será preciso fazer a transformação.
Como estudar esse tema para Enem e vestibulares?
Os principais pontos que não devem passar despercebidos é ficar atento às transformações. De forma prática, para transformar de km/h para m/s divide-se por 3,6 e, no vice-versa, multiplica.
Contudo, porque o termo “3,6”? Pelo fato de 1 quilômetro corresponde a 1000 metros e uma hora, 3600 segundos. Dessa forma, quando se faz a proporção entre si na hora da transformação, temos o valor mencionado.
Outra questão fundamental é saber diferenciar o que é velocidade média e a escalar média. A primeira está relacionada com grandeza vetorial, com as diferenças entre a posição inicial e final de um corpo em movimento. Inclusive, a sua fórmula é representada da seguinte maneira:
v – velocidade média;
ΔS – deslocamento do móvel;
Δt – intervalo de tempo.
Já a velocidade escalar sempre estará relacionada com a grandeza escalar média, em que é preciso apenas o peso do objeto e o tempo percorrido.
Qual exemplo prático de sua aplicação?
Agora que você viu os principais pontos para estudar para o Enem e Vestibulares, vamos praticar? Confira um exemplo aplicado para o seu preparatório!
(U.F.São Carlos – SP)
Um trem carregado de combustível, de 120m de comprimento, faz o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante de 50 Km/h. Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o rio Tietê. O comprimento da ponte é:
a) 100m
b) 88,5m
c) 80m
d) 75,5m
e) 70m
Resposta correta: alternativa B. Para responder a questão, basta aplicar os conceitos de velocidade escalar média, com a fórmula:
Sendo que estamos procurando a distância “d”, temos a velocidade escalar média do trem que é 50 km/h e queremos saber no intervalo de tempo de 15 segundos. Porém, lembre-se que os valores de unidade de SI estão diferentes e precisa fazer a conversão. Assim sendo, temos:
V = 50 km/h / 3,6
V = 13,88 m/s
Agora, aplicando na fórmula, temos:
13,88 = d/15
d = 13,9 x 15
d = 208,5 m da distância total percorrida pelo trem inteiro.
Contudo, lembre-se de que o enunciado pede o comprimento da ponte e, para isso, deve-se levar em consideração o comprimento do trem e calcular a diferença com a distância total percorrida. Dessa forma:
208,5 – 120 = 88,5 m
Agora, é com você!
E aí, tudo preparado para mandar bem sobre o tema velocidade escalar média no Enem e vestibulares? Lembre-se de compreender o significado da sua principal fórmula, a diferença com velocidade média e fazer as transformações do Sistema de Unidade quando necessário, fechado?
Além disso, sabia que a nota do Enem pode ser uma das formas de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? As inscrições estão abertas: veja aqui mais informações!