Ordem de grandeza é um termo matemático muito útil para determinar o arredondamento de números com potência de base 10 e retratar dimensões comparativas. E, para isso, ele é representado em notação científica. Por exemplo, para ordem de dez mil, é representado por e assim sucessivamente.
Como sabemos que esse detalhe faz total diferença nas questões contextualizadas de Matemática e suas tecnologias no Enem 2022 e vestibulares, preparamos esse resumo prático e abordaremos como funciona a ordem de grandeza, a sua aplicação e como ela é cobrada nas questões para o seu preparatório. Vamos lá?
O que é ordem de grandeza?
Como citado anteriormente, a ordem de grandeza está relacionada com arredondamento de números com potência de base 10, sendo mais utilizada para o peso, comprimento nas questões matemáticas e dimensões comparativas. Para entender melhor, vamos tomar como exemplo um comprimento de 1000 cm e 100 cm.
Na ordem de grandeza, ele poderia ser representado da seguinte maneira:
100 cm = 10² cm
1000 cm = 10³ cm
Lembre-se que a potência está sempre relacionada com o número de casas decimais. Além disso, a ordem de grandeza é uma aproximação, ou seja, uma estimativa. Um exemplo aplicado é o Monte Everest, o qual apresenta altura estimada de metro, sendo que seu tamanho real é 8849 metros.
Como estudar ordem de grandeza para o Enem e Vestibulares?
Para estudar esse tema de Física para o Enem e Vestibulares, é preciso entender os principais conceitos relacionados com interpretação, principalmente na utilização da notação científica para análise. Explicando melhor, é quando reduzimos o número de vários algarismos entre 1 e 9 com o produto de potência de base 10.
Por exemplo, se o número for menor que 4,16, a ordem de grandeza é a própria potência. Contudo, se o numeral for 41,6, a sua ordem de grandeza pode ser datada por 4,16 x 10¹; ela é utilizada principalmente em pequenas escalas, como o nanômetro, em que é retratado por 1 x 10-9 metro.
Exemplo prático que cai no Enem e vestibulares
Agora que você viu os principais significados sobre ordem de grandeza, vamos praticar? Confira um exemplo aplicado agora mesmo!
Enem 2011 – Questão 176
A cor de uma estrela tem relação com a temperatura em sua superfície. Estrelas não muito quentes (cerca de 3 000 K) nos parecem avermelhadas. Já as estrelas amarelas, como o Sol, possuem temperatura em torno dos 6 000 K; as mais quentes são brancas ou azuis porque sua temperatura fica acima dos 10 000 K.
A tabela apresenta uma classificação espectral e outros dados para as estrelas dessas classes.
Se tomarmos uma estrela que tenha temperatura 5 vezes maior que a temperatura do Sol, qual será a ordem de grandeza de sua luminosidade?
a) 20 000 vezes a luminosidade do Sol.
b) 28 000 vezes a luminosidade do Sol.
c) 28 850 vezes a luminosidade do Sol.
d) 30 000 vezes a luminosidade do Sol.
e) 50 000 vezes a luminosidade do Sol.
Resposta correta: alternativa A. Isso porque, como a temperatura da estrela é 5 vezes a do Sol, temos 6000 x 5 = 30000k. Na tabela, para a temperatura de 28000 k, a luminosidade de 2104 é 20000 e, para a temperatura de 5770, a luminosidade será 1. Assim, a ordem de grandeza de luminosidade é 20 mil vezes superior à do Sol.
Agora, é com você!
Pronto para arrasar sobre ordem de grandeza no Enem e vestibulares? Lembre-se de entender as principais definições sobre notação científica e sua comparação com as dimensões e escalas de comprimento, combinado?
Inclusive, sabia que o Enem pode ser uma das formas de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? As inscrições estão abertas: veja aqui mais informações!