A religião é uma força cultural considerável e muito variada. A forma como um determinado conjunto de crenças está inserido em um país ou grupo específico pode mudar bastante sua configuração. Um dos fatores principais envolvidos nisso é a presença de um texto sagrado, como é o caso do Alcorão.
O islamismo é uma das principais religiões responsáveis por moldar a cultura moderna. Mesmo que seu conceito só apareça de vez em quando, costuma surgir em alguns vestibulares e no Enem. Acompanhe o resumo e veja como se preparar para essas questões!
O que é o Alcorão?
O Alcorão é o livro sagrado do Islã. Os praticantes dessa religião o seguem como a palavra literal de Deus revelada pelo profeta Maomé ao longo de 23 anos. Seu nome pode ser traduzido como “recitado”.
Como acontece com outros textos sagrados, o Alcorão apresenta uma série de preceitos morais e orientações para os praticantes da religião. Porém, por ser um texto tão antigo e difundido, existem variações de seu significado. Algumas ocasionadas por traduções independentes a partir do árabe, outras devido a modificações feitas em resposta à cultura de certas partes do mundo.
Como esse tema aparece no vestibular?
Não é comum ver questões de teologia nos vestibulares tal qual o Enem 2022. Mas há sempre alguns tópicos falando sobre a importância da religião em determinadas culturas e sua influência na história.
Confira aqui um exemplo desse tipo de questão.
(COMPERVE 2010)
A Religião Islâmica, pregada por Maomé, promoveu a unificação das populações da Península Arábica. Os princípios religiosos contidos no Alcorão, seu livro sagrado, serviram de base para a estruturação da sociedade árabe e influenciaram todas as sociedades em que havia forte presença muçulmana.
Alguns trechos do Alcorão fazem referência às mulheres:
Várias sociedades atuais se organizam sob a influência da Religião Islâmica e têm o Alcorão como seu livro sagrado. Quando se analisa a situação atual das mulheres nas sociedades em que o Islamismo é a religião predominante, pode-se corretamente afirmar que:
A – os preceitos da Religião Islâmica serviram de base para a luta das mulheres, que conseguiram abolir as restrições do fundamentalismo religioso nos países muçulmanos.
B – os princípios do Alcorão, embora tenham libertado as mulheres das condições da época pré-islâmica, criaram um modelo político de hegemonia masculina presente em todos os países em que a religião oficial é o Islamismo.
C – as determinações do Alcorão, consideradas revelações divinas, deram a base para que as regras referentes às mulheres fossem idênticas em todos os países islâmicos.
D – as interpretações dos princípios do Alcorão são variadas, criando uma grande diversidade no que diz respeito à condição das mulheres, com regras que possibilitam sua maior ou menor participação na vida pública.
A resposta correta é a letra D. Como todo texto religioso, ele é influenciado por diferenças na cultura local, evoluindo e adaptando-se em consonância com as lutas políticas ao seu redor. Sendo assim, o Alcorão também acaba recebendo diferentes interpretações dependendo do país específico ou mesmo do grupo com o qual se fala.
Hora de dar o próximo passo para entrar na faculdade!
O Alcorão não é um tema comum, mas a definição ainda pode aparecer nas provas. Não custa nada entender sua importância e estar preparado.
E se ainda quer mais uma ajudinha para passar, faça sua inscrição no site Vestibulares agora mesmo! Você pode usar a nota no Enem para conseguir uma vaga em uma de nossas faculdades parceiras.