A engenhosidade humana é a ferramenta mais efetiva que existe. Com ela, vários ambientes que seriam completamente inóspitos deram origem a comunidades muito prósperas. Mesmo com uma fração da tecnologia de hoje, civilizações antigas construíram castelos e pirâmides, entre outras conquistas. E um exemplo que persiste até hoje é a técnica de terraceamento na agricultura.
Você talvez já tenha visto essa técnica nas aulas de geografia, pois foi um marco importante na agricultura de várias civilizações. Mesmo que não seja o tema mais recorrente em específico nos vestibulares, você deveria conhecer o significado: ele permite ter contexto sobre a agricultura, a erosão e alguns de seus princípios. Acompanhe o resumo e entenda como a técnica de terraceamento funciona.
O que é a técnica de terraceamento?
O terraceamento é uma técnica de plantio que consiste em dividir um relevo inclinado em vários planos para conter a erosão causada pelo escoamento de água. Mas o que sua definição significa na prática?
Você já deve ter visto imagens de colinas e montanhas em forma de “escada”, com plantações em cada degrau plano. Esse método de preparação da terra e plantação é o terraceamento, também chamado de cultivo em socalcos ou cultivo em terraços.
E por que é feito todo esse trabalho? Geralmente, é uma técnica aplicada em locais onde a terra é úmida, sendo bem sujeita a deslizes ou à erosão causada pelo fluxo da água. Se você plantasse algo em uma terra desse tipo e ela fosse inclinada, as plantas seriam arrastadas para o pé da colina.
Para evitar isso, civilizações nessas áreas escavavam a terra, criando uma área plana, e construíam muros de pedra para sustentar cada degrau. Dessa forma, não haveria o mesmo nível de erosão causado pela água da irrigação ou das chuvas.
Como esse tema cai no vestibular e no Enem?
Como mencionamos, não é um conceito específico que cai em muitas edições do Enem. Porém, além de ser interessante, é uma forma de entender outros pontos da geografia, principalmente a erosão.
Confira aqui uma questão que resume bem o assunto.
(Enem 2013)
Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é:
A – controlar a erosão laminar.
B – preservar as nascentes fluviais.
C – diminuir a contaminação química.
D – incentivar a produção transgênica.
E – implantar a mecanização intensiva.
A resposta correta é a letra A. Como mencionamos, o terraceamento é uma técnica agrícola que ajuda a lidar com a erosão que normalmente é causada pelo fluxo de água. Se essas áreas de relevo fossem irrigadas naturalmente, a água criaria fendas, e qualquer chuva varreria todas as plantações. Nesse formato de escada, com vários planos e muros para conter o solo, é possível plantar sem esse risco.
Entendeu a matéria? É hora de andar mais um degrau para o vestibular!
A técnica de terraceamento é mais uma das provas de que o ser humano, com seu conhecimento, engenhosidade e esforço, pode superar qualquer dificuldade imposta pelo ambiente. E você vai ver muito mais disso enquanto estuda para o Enem 2022. Não só na prova de geografia, mas também de física, química, história e matemática.
Se quer melhorar suas chances de transformar esses estudos em uma oportunidade de vaga, acesse o site da Vestibulares agora mesmo! Você pode usar a sua nota no Enem e conseguir o curso dos seus sonhos em uma de nossas faculdades parceiras.