Ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos principais caminhos para entrar na faculdade e conseguir bolsas e financiamentos. Por isso, é importante entender como funcionará o Enem 2022 para se preparar.
Pensando nisso, preparamos um post com as informações de que você precisa! Continue a leitura e confira a data prevista, a organização do Exame e os principais temas que podem cair nas provas e na redação!
Qual é a data prevista para o Enem 2022?
O Enem 2022 acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro, conforme publicação no Twitter oficial do Ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro. Conforme o padrão dos anos anteriores, a inscrição no Enem 2022 deve ocorrer entre junho e julho, mas o calendário oficial ainda não foi divulgado.
Então, você já sabe: essa edição acontecerá normalmente! Existem algumas especulações sobre o fim do Exame, mas é um mal-entendido: como há expectativas de que o Enem Seriado seja adotado para avaliar os estudantes do ensino médio após cada ano letivo, surgiram boatos de que essa versão substituiria o Enem tradicional.
Porém, não há nenhuma informação oficial sobre quando será implementada a avaliação seriada. E, mesmo quando ela ocorrer, a ideia é que seja apenas mais uma possibilidade para os estudantes, sendo que o Enem tradicional continuará ocorrendo todos os anos.
Quais são as principais mudanças desta edição?
Para a edição de 2022, não foram anunciadas grandes mudanças. Ao que tudo indica e, sobretudo, devido ao avanço na vacinação contra Covid-19, o Enem tem tudo para acontecer normalmente e nos mesmos moldes dos anos anteriores.
Talvez, a maior novidade é que cada vez mais municípios estarão aplicando o Enem Digital. Trata-se da versão do Exame realizada pelo computador, nos mesmos dias que acontecem as provas impressas e em locais previamente determinados.
Nessa versão, há diversas vantagens, como a economia de papel, a maior acessibilidade e a agilidade nas correções. A tendência é que, a cada ano, o número de participantes da versão digital se torne maior e, futuramente, ela substitua o Enem impresso.
Como funciona o Exame?
Agora que você tem ideia de quando vai ser o Enem 2022, é hora de explicarmos melhor como vai funcionar o Exame. Trata-se de uma avaliação ampla sobre o domínio de conteúdos da matriz curricular do ensino médio.
Quando começou, era apenas uma avaliação desse nível de ensino. Porém, conforme as faculdades começaram a aceitar a nota do aluno como forma de ingresso — já que ele cumpre a mesma função de um vestibular —, o Enem foi se tornando a maior porta de entrada para o ensino superior.
O Exame é uma maratona: são 180 questões de múltipla-escolha (com 5 alternativas cada: A, B, C, D e E), mais uma redação dissertativa-argumentativa. As questões são divididas em 4 áreas de conhecimento, cada uma com 45 questões, sendo:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — com Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias — com Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
- Matemática e suas Tecnologias — com Matemática;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias — com Biologia, Física e Química.
Por ser um Exame amplo, as provas são divididas em dois dias de aplicação. Veja:
- 1.º domingo (tempo de prova de 5h30min) — com a redação, mais os cadernos de Linguagens e Ciências Humanas;
- 2.º domingo (tempo de prova de 5h) — com os cadernos de Matemática e Ciências da Natureza.
Quanto aos detalhes práticos para realizar a prova, vale muito a pena ler o edital do Enem. Assim, você terá todas as informações de que precisa sobre:
- processo de inscrição;
- solicitação de isenção no Enem 2022;
- escolha do idioma estrangeiro;
- o que levar nos dias de prova;
- horários de aplicação;
- motivos que podem levar à eliminação, e muito mais.
Quais temas com maior potencial de cair na prova?
Antes mesmo de saber a data do Enem 2022, vale a pena montar uma rotina de estudos para se preparar para o Exame. Afinal, com uma boa média final, o aluno pode entrar na faculdade sem fazer o vestibular, conseguir bolsas de estudo, inscrever-se em programas de financiamento estudantil etc.
Então, para conquistar a aprovação no Enem, o ideal é revisar os conteúdos do ensino médio. Dê uma olhada nos principais tópicos em cada matéria:
- Biologia — Bioquímica, Botânica, Citologia, Ecologia, Evolução, Fisiologia, Genética, Microbiologia, Zoologia e temas interdisciplinares, como Sustentabilidade, vacinas etc.;
- Física — Astronomia, Dinâmica, Elétrica, Hidrostática, Mecânica e Ondulatória;
- Química — Atomística, Físico-Química, Química Ambiental, Química Orgânica e Inorgânica;
- História — Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea e História do Brasil Colônia, Império e República;
- Geografia — Cartografia, Climatologia, Demografia, Geografia Agrária, Geomorfologia, Geopolítica, Hidrografia, Relevo e Vegetação;
- Filosofia — as principais correntes de pensamento de filósofos clássicos, modernos e contemporâneos;
- Sociologia — conceitos fundamentais da área, como democracia e cultura, além das ideias dos principais sociólogos;
- Língua Portuguesa — aspectos gramaticais, interpretação de texto e características, autores e obras das principais escolas literárias;
- Língua Estrangeira — conhecimentos gramaticais básicos e interpretação de texto.
Quais temas de redação que podem cair?
Se você quer saber como fazer uma boa prova no Enem 2022, uma das principais dicas é se preparar para a redação. Ela tem muito peso no seu resultado, pois corresponde a 20% da nota final.
Então, não deixe de pesquisar sobre o gênero de dissertação do Enem, treinar sua escrita e ficar de olho em atualidades do Brasil e do mundo para empregar bons argumentos a respeito desses assuntos.
Isso porque o Enem costuma trazer temas de grande relevância para a sociedade atual: em 2021, por exemplo, a frase-título da proposta de redação foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
Alguns assuntos em alta em 2022 e que podem aparecer na redação são:
- cultura do cancelamento virtual;
- mobilidade urbana;
- desastres ambientais;
- vantagens e desafios da educação a distância (EAD);
- precarização de relações de trabalho (como o fenômeno da “uberização”);
- questões de mobilidade urbana, entre outros.
Comece sua faculdade!
Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o Enem 2022? Como você viu, essa é uma avaliação muito importante, pois ajuda os órgãos responsáveis a entenderem a situação do ensino médio no Brasil. Além disso, proporciona diversas oportunidades aos estudantes interessados no ensino superior.
Antes de ir, inscreva-se no vestibular online para o seu curso ideal e comece a estudar o quanto antes!