Todas as disciplinas exigem uma boa base dos estudantes, mas a Química é uma das que mais demonstram essa relevância. Por isso, falaremos a seguir sobre o assunto de separação de misturas. E o que é? Trata-se da combinação de duas ou mais substâncias, um dos conceitos fundamentais para o aprendizado da Química.
Ao apresentar apenas uma fase (ou seja, as substâncias não são identificadas a olho nu), temos uma mistura homogênea. As misturas heterogêneas acontecem quando conseguimos ver direitinho os itens envolvidos, a exemplo de pedras em um copo de água.
Relembrou? Agora, é hora de continuarmos o nosso aprendizado vendo como essas substâncias combinadas podem ser afastadas umas das outras. Vamos lá?
Quais são os métodos de separação de misturas?
Para separarmos as misturas homogêneas, temos:
- destilação simples: utiliza o conceito de ponto de ebulição, fazendo com que uma parte evapore e a outra permaneça no estado líquido. O conteúdo que foi evaporado depois volta a ser líquido;
- destilação fracionada: utiliza o mesmo princípio da separação anterior, mas com mais etapas e para mais substâncias;
- vaporização: consiste no processo de esperar que uma substância evapore naturalmente.
Já para as misturas heterogêneas, os principais métodos de separação são:
- catação: como o nome já diz, trata do processo manual de catar substâncias diferentes. Um bom exemplo é o bom e velho “escolher feijão”;
- peneiração: também tem um nome autoexplicativo e fala sobre peneirar substâncias, para que uma passe e a outra fique retida no recipiente;
- levigação: separa substâncias sólidas de densidades distintas;
- filtração: novamente, um processo feito em nossas casas, como quando fazemos café;
- decantação: é feito a partir da diferença de densidades. Pode ser natural, com a ação do tempo, ou acelerado a partir da centrifugação;
- separação magnética: utiliza um ímã para atrair algumas substâncias e separá-las das demais;
- flotação: consiste no processo de adicionar um líquido à mistura para que as substâncias com densidades diferentes flutuem e sejam separadas.
Como a matéria de separação de misturas pode se relacionar com tópicos de importância ambiental?
Nada é por acaso no Enem ou vestibular. Além de serem fundamentais para que você possa entender outros conceitos da Química, as separações de misturas também têm relevância ambiental.
Isso acontece porque muitos desses processos estão envolvidos na preservação do meio ambiente. O tratamento de água e de esgotos, a limpeza de rios e mares, a coleta seletiva e a reciclagem são apenas alguns exemplos disso.
Quais são os segredos para se sair bem nas questões de separação de misturas no Enem?
Seja para a prova de Química, Matemática ou Física no Enem, não há segredos. Os conteúdos de Exatas demandam a realização de muitos exercícios para a fixação dos conceitos.
Além disso, é importante revisitar as matérias algumas vezes até o dia das provas. Uma boa dica para revisões eficientes? Resolução de questões! Novamente, esse é o melhor jeito de manter tudo bem fresquinho na sua cabeça.
Errou? Reveja a videoaula ou dê uma lida novamente nos seus resumos. Esse processo é fundamental para o seu aprendizado.
Como esse assunto é cobrado nos vestibulares?
Agora, chegou o momento de ver como o tema de separação de misturas é cobrado nas competências do Enem e de outros vestibulares. Vamos lá?
(Enem 2013) Entre as substâncias usadas para o tratamento de água está o sulfato de alumínio que, em meio alcalino, forma partículas em suspensão na água, às quais as impurezas presentes no meio se aderem.
O método de separação comumente usado para retirar o sulfato de alumínio com as impurezas aderidas é a:
a) flotação.
b) levigação.
c) ventilação.
d) peneiração.
e) centrifugação.
Resposta: letra a
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre o que é e como estudar separação de misturas? Esse é um assunto fundamental para a compreensão da Química e para que você mande bem no Enem e em outros vestibulares. Agora é hora de mandar ver nos estudos!
Para ajudar nessa jornada, separamos outro conteúdo que não pode deixar de ser lido! Veja dicas para ir bem na prova de Química no Enem e arrase no dia do exame. Estamos torcendo por você!