Revolução Russa: saiba como estudar essa matéria

estudante lendo sobre revolução russa

Você gosta de assistir animações? Algumas delas nos contam histórias que vão muito além dos contos de fada. É o caso de Anastasia, filme que chegou aos cinemas em 1997 e fez muito sucesso na época. Ele conta a história da princesa homônima, que encara uma jornada em busca de respostas sobre o seu passado desconhecido.

Essa história foi baseada em uma pessoa real, a princesa Anastasia da Rússia — filha do czar, líder político. Em um episódio trágico, toda a sua família foi morta, mas o corpo da menina não foi encontrado por muitos anos. Isso gerou muitas lendas de que ela, na verdade, teria escapado e estaria vivendo como anônima em algum lugar do país.

Todo esse enredo se dá em um contexto histórico muito importante para o vestibular: a Revolução Russa. Por isso, a seguir, falaremos mais sobre evento, que vai muito além de animações, princesas e morte da família real. Vem com a gente descobrir mais sobre esse assunto e aprender como estudá-lo para as provas!

O que foi a Revolução Russa?

O primeiro passo para mandar bem nessa matéria que tem tudo a ver com a prova de História no Enem é compreender as suas características e, de fato, aprender sobre o que foi a Revolução Russa.

Por isso, nos próximos tópicos abordaremos questões como o contexto histórico, as causas e as consequências que esse episódio representou. Tudo isso brevemente, antes de falarmos sobre as dicas para estudarmos esse conteúdo. Afinal, é importante conhecer o passado para compreender as atualidades de 2020.

Contexto histórico

A Revolução Russa ocorreu em um cenário de descontentamento popular. A Rússia era, naquele momento, uma nação diferente da que conhecemos atualmente. Ela era extremamente rural e todas as riquezas e poder se concentravam na mão de uma figura: o czar.

Por isso, para entendermos a Revolução Russa no vestibular, é fundamental que saibamos que:

  • foi um evento que ocorreu no meio da Primeira Guerra Mundial;
  • surgiu a partir do descontentamento das pessoas com o regime czarista;
  • expôs a desigualdade social e de desenvolvimento na Rússia (apenas os grandes centros eram desenvolvidos).

Um evento importante nessa história foi o Domingo Sangrento, episódio no qual o exército czarista fuzilou uma série de pessoas que manifestavam pacificamente contra o governo.

Personagens importantes

Confira, a seguir, alguns dos nomes mais importantes dessa revolução:

  • Nicolau II (czar);
  • Lênin (líder dos bolcheviques, um dos partidos envolvidos na Revolução Russa);
  • Trotsky (braço direito de Lênin e aquele que ficou em seu lugar no comando após sua morte);
  • Stalin (outro membro do partido bolchevique, que depôs Trotsky e se tornou ditador da Rússia).

Causas

As principais causas da Revolução Russa foram:

  • falta de liberdade para a população;
  • ausência de respeito às diferenças (pessoas eram frequentemente exiladas nesse governo);
  • controle rígido do czar;
  • falta de condições financeiras para o povo;
  • falta de desenvolvimento na Rússia, que permanecia rural enquanto o mundo se industrializava;
  • aumento gradual da fome e desigualdade social;
  • violência do governo contra a população em manifestações pacíficas.

Consequências

Toda ação gera uma reação, certo? Por isso, precisamos também estudar as consequências e o legado deixado pela Revolução Russa na história dessa nação e de todo o mundo. Confira a seguir:

  • a nação russa precisou sair da Primeira Guerra Mundial para lidar com o seu conflito interno;
  • fortalecimento do socialismo na Rússia (algo que traria fortes consequências para o futuro, com a Guerra Fria);
  • deposição do czar e início de um novo tipo de governo na Rússia.

Como estudar essa matéria de forma eficiente?

Agora, veremos algumas dicas para estudar a Revolução Russa no Enem de forma de o ajude a realmente entender esse assunto!

Tour pela prova do Enem

Estude as características políticas, sociais e econômicas do Império Russo

Uma das primeiras formas de realmente entender esse assunto é viajar para Rússia do início do século XX e compreender o que estava acontecendo por lá.

A situação era complicada. Em uma nação majoritariamente rural, que sobrevivia dos produtos do campo, havia fome, desigualdade e muita repressão por parte do governo. Entender os aspectos políticos, sociais e econômicos do período é importante para entendermos os motivos que levaram à Revolução.

Entenda a relação entre o conflito mundial e o início da revolução de 1917

A Revolução Russa, como mencionamos, foi um episódio que ocorreu simultaneamente à Primeira Guerra Mundial. A Rússia era um país importante no conflito global e precisou, com o começo da guerra civil em seu país, se retirar do embate.

A relação primordial está nos custos da guerra. Combater não é barato, e a Rússia passou a dedicar todos os seus recursos à compra de armas e à manutenção do exército nas trincheiras. Isso intensificou os problemas econômicos do país, aumentando a fome e desolando a população.

Estude o conflito entre China e União Soviética e a divisão do mundo comunista

Para muitas pessoas, o comunismo em diversas partes do mundo é o mesmo. No entanto, o modelo pensado por Karl Marx é muito complexo e foi adaptado à realidade de cada nação que o adotou.

Foram justamente essas diferenças que fizeram com que a China e a União Soviética entrassem, anos depois, em um contexto conhecido como Conflito Sino-Soviético. Estudá-lo também é uma boa maneira de compreender uma série de assuntos que podem ser cobrados no Enem.

Veja filmes e documentários sobre o assunto

Estudar história pode ser um pouco cansativo para muitas pessoas. Por isso, uma dica interessante é usar e abusar de outros recursos para fixar esse conhecimento!

Bons exemplos são ver filmes, séries e documentários (sempre buscando análises para verificar os fatos históricos e diferenciá-los da ficção) ou, até mesmo, ouvir podcasts para estudar para o Enem (eles são válidos para diversas disciplinas).

Conte com a ajuda de bons professores

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de bons professores em sua caminhada rumo à aprovação no vestibular. Eles são essenciais para explicar o conteúdo de uma forma eficiente!

E o melhor: isso pode ser feito a distância! Com o Trilha do Enem você conta com o apoio de profissionais altamente qualificados para ensinar História e todas as outras disciplinas que caem no vestibular.

Mãos à obra!

Gostou de aprender mais sobre a Revolução Russa e descobrir dicas importantes para compreender essa matéria? Agora, é com você! Hora de estudar bastante, se aprofundar no assunto e colocar todas as recomendações dadas em prática. Assim, o resultado obtido no próximo Enem será muito mais satisfatório!

Quer complementar o seu conhecimento sobre a matéria? Então, saiba agora o que foi a Guerra Fria e como o tópico pode cair no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados