Negócios imobiliários: vale a pena atuar na área?

negócios imobiliários

Se tem uma carreira promissora é a de Negócios Imobiliários. As oportunidades no setor não param de crescer, ainda que o país enfrente consequências econômicas da pandemia de Covid-19. Só para você ter uma ideia, o primeiro trimestre de 2021 foi de crescimento para esse mercado, expressos em 90%1 a mais no volume de negócios.

O profissional dessa área lida com a compra, a venda e a locação de imóveis, de apartamentos a grandes mansões. Com isso, as oportunidades são grandes, assim como as comissões. Mas será que vale a pena mesmo atuar com Negócios Imobiliários? Existe espaço para mais profissionais nesse ramo?

O portal Vestibulares listou tudo o que você precisa saber sobre a atuação em Negócios Imobiliários. Confira!

Qual é o perfil do profissional em Negócios Imobiliários?

Quem atua no mercado imobiliário deve, sobretudo, dominar a arte da negociação. Isso inclui o conhecimento dos imóveis, a apresentação das vantagens, a honestidade com as desvantagens e o jogo de cintura para contornar as objeções dos clientes. Também cabe um diálogo com os proprietários, para chegar a um acordo bom para todas as partes envolvidas.

Em alguns ramos dos Negócios Imobiliários, o profissional precisa avaliar a condição dos imóveis, fazer vistorias, entre outras atividades. Para chegar ao valor de mercado, ele deve conhecer as principais regras de precificação, que envolvem desde a localização aos materiais utilizados. Por isso, estar antenado às tendências é essencial.

Diante de tudo isso, é um perfil comunicativo. Ele deve transmitir mensagens com clareza, para que não exista mal entendimento durante as negociações. A escuta ativa também faz parte da comunicação interpessoal, dando voz aos clientes e proprietários nesses processos de compra, venda ou locação.

Por fim, a aptidão para lidar com questões legais e burocráticas faz toda a diferença no perfil para Negócios Imobiliários. Se você tem essas características, já está um passo à frente para alcançar o sucesso nesse mercado.

Mas saiba que é possível desenvolvê-las durante o processo de qualificação profissional. Falamos a respeito disso mais adiante!

Quais são as vantagens de atuar na área de Negócios Imobiliários?

Para continuar ajudando você a entender se vale a pena atuar em Negócios Imobiliários, listamos os benefícios dessa área para os profissionais. Confira!

Mercado em crescimento

Como vimos, o mercado imobiliário não vê dificuldades diante das crises. Ainda mais quando as pessoas passam mais tempo em casa, com o home office, elas buscam ambientes que proporcionam conforto –– acústico, térmico, luminoso etc. Isso aumenta a procura pelo imóvel ideal para alugar ou comprar.

O futuro do mercado de trabalho para esse profissional também é promissor, oferecendo diversas oportunidades de crescimento na carreira. Mesmo dando início com um cargo de auxiliar ou assistente em imobiliárias, é possível chegar a vagas de consultoria especializada, por exemplo, com maior rentabilidade.

Com essas oportunidades, você tem mais chances de conquistar experiência profissional para colocar no currículo. Essa prática contribui para torná-lo uma referência no mercado imobiliário.

Salários Comissionados

Um consultor de Negócios Imobiliários ganha, em média, R$ 4,2 mil* –– valor que já pode aumentar bastante à medida que ele se qualifica e encontra oportunidades mais especializadas. Mas vale lembrar que existem ainda as comissões por vendas que as empresas oferecem pelas negociações.

Quanto mais oportunidades você negocia, melhores são os rendimentos na profissão. Isso se conquista com o estudo dos imóveis, para apresentá-los aos clientes, e as habilidades comportamentais (ou soft skills). Então, não deixe de desenvolver o perfil profissional necessário para mandar bem na carreira!

Tour pela prova do Enem

Flexibilidade de trabalho

Principalmente em alguns cargos especializados, é possível flexibilizar o tempo de trabalho. Você pode se dedicar aos estudos, vistorias, visitas e atendimento ao cliente nos momentos mais oportunos da sua agenda. Ainda que parte dessas atribuições dependa do horário comercial, outras podem se adaptar à sua rotina.

Investimento do setor em tecnologia

Os Negócios Imobiliários são um setor que não ficou para trás no quesito de transformação digital. Principalmente nesses meses de pandemia, ele teve muito a ganhar com o auxílio de tecnologias. Mais do que nunca, é possível reforçar seus argumentos e despertar interesse de potenciais clientes com ajuda da internet e outras ferramentas.

Essa relação com as inovações vai muito além de facilitar algumas das atribuições do profissional. Também torna a atuação mais dinâmica e interessante para quem tem familiaridade com tecnologias.

Como mandar bem na carreira?

Gostou da área e já quer encontrar aquele emprego que seja a sua cara? Tenha em mente que será preciso conhecer algumas técnicas de negociação, legislações e outros procedimentos para a compra e venda de imóveis. Nada que uma graduação em Negócios Imobiliários não possa resolver!

É no ensino superior que você terá os primeiros contatos com esse segmento, aprendendo com profissionais que já estiveram no seu lugar. A faculdade de Negócios Imobiliários também é ideal para começar a construir sua rede de contatos –– e, com isso, ter mais chances no mercado de trabalho.

Vale entender que dificilmente encontrará um Bacharelado em Negócios Imobiliários. Por ser uma especialidade, o curso é oferecido em Tecnólogo na Anhanguera. Mas essa é uma das grandes vantagens dessa graduação. Afinal, em poucos meses, você já estará apto para conquistar boas oportunidades de atuação.

Se não tem ideia de como escolher o curso de graduação de qualidade, temos uma boa dica. Avalie o corpo docente, a infraestrutura física e virtual, os benefícios para o seu currículo e até a avaliação dos ex-alunos.

Quer uma notícia ainda melhor? Existem excelentes faculdades que ofertam a graduação a distância, o que contribui com mais flexibilidade para a sua rotina de estudos. É o caso da Anhanguera! Se você trabalha, por exemplo, consegue conciliar os compromissos com as aulas sem ter que mexer na agenda.

Ainda tem vantagens exclusivas, como Canal Conecta, Aula Destaque, Trilhas de Carreira e muito mais! Saiba tudo sobre como fazer a inscrição no vestibular nessa faculdade de excelência!

Invista no seu futuro profissional!

A carreira em Negócios Imobiliários é bastante promissora e oferece inúmeras possibilidades para quem tem interesse no ramo. Com a graduação especializada, você tem mais chances de se destacar no mercado e conseguir o emprego dos sonhos, com remuneração e cargos atrativos.

Quer dar esse passo rumo ao sucesso na carreira? Então, conheça mais sobre o curso de Negócios Imobiliários da Anhanguera e faça a sua inscrição para o vestibular!

1Painel do Mercado Imobiliário (PMI)

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados