O que são médias algébricas e como estudar para o vestibular?

média algébrica

Mandar bem na prova de Matemática no Enem ou em outros vestibulares é o desejo de muita gente. E não é para menos: acertar questões nesse caderno é um grande diferencial que sempre coloca o candidato à frente da concorrência.

Mas para isso é preciso ralar bastante e estudar muitos conteúdos diferentes. Um deles é o conceito de média algébrica, que costuma ser cobrado com uma frequência considerável no Enem. Você precisa manjar muito!

Pensando nisso, preparamos um artigo para explicar a você o que são essas médias e como elas são utilizadas, além de mostrar como o assunto é cobrado na prova. Tudo pronto? Então, vamos lá!

O que são médias algébricas?

O tema de médias algébricas aborda vários tipos de cálculos. Eles são divididos em diferentes conceitos, como:

  • média aritmética — obtida a partir da soma de todos os elementos e sua divisão pelo número de elementos presentes. Exemplo: para obter a média das notas de um aluno, soma-se todas elas (5, 6, 6) e divide-se pela quantidade de notas (3);
  • média geométrica — obtida por meio da multiplicação dos elementos, que são colocados sob uma raiz;
  • média harmônica — obtida quando dividimos os elementos pela soma do seu inverso, uma ferramenta importante para o cálculo de grandezas inversamente proporcionais.

Para os vestibulares, especialmente o caderno de Matemática e suas Tecnologias no Enem, a média mais utilizada é a aritmética.

Qual é o objetivo das médias algébricas?

Entender a linguagem algébrica é uma ferramenta indispensável para que possamos nos dar bem nas provas de Matemática. E, claro, isso inclui a compreensão do objetivo desses cálculos.

O seu objetivo, de modo simplificado, é obter informações sobre uma generalização de uma certa situação. Isso ajuda na análise de dados e comportamentos, sendo um recurso útil em áreas como a Biologia, a Física e a Química.

Alguns conceitos que fazem uso desse recurso na Matemática são:

Como o cálculo da média aritmética se relaciona à interpretação de gráficos e tabelas?

Muitas vezes, o conceito de média algébrica se relaciona com a interpretação de dados de gráficos. Um bom exemplo disso são os gráficos de velocidade média ou cinética química.

As tabelas, por sua vez, são muito cobradas no Enem. Utilizar a média aritmética nos ajuda a interpretá-las a partir da análise dos resultados, chegando a uma conclusão sobre o problema.

Como as médias algébricas são cobradas em estatísticas?

O cálculo da estatística avançada normalmente faz uso das médias harmônicas, mas a aritmética também pode ser muito útil para a resolução de problemas nos vestibulares. Isso acontece porque elas nos ajudam a interpretar o comportamento de um determinado dado.

Como entender a lógica por trás das questões de médias algébricas?

Pegar o jeito das questões sobre médias pode ser um pouco complicado, mas a dica é: associe as questões com fatos do seu dia a dia. A média do seu boletim é um ótimo exemplo!

Além disso, faça muitos exercícios de Matemática e, se possível, busque a resolução em vídeo dessas questões. Assim, você identificará o pensamento do professor e poderá aplicá-lo na hora das provas.

Como as médias algébricas são cobradas no vestibular?

Confira, agora, um exemplo de questão sobre médias algébricas que apareceu nos vestibulares!

Tour pela prova do Enem

(Enem 2013) As notas de um professor que participou de um processo seletivo, em que a banca avaliadora era composta por cinco membros, são apresentadas no gráfico. Sabe-se que cada membro da banca atribuiu duas notas ao professor, uma relativa aos conhecimentos específicos da área de atuação e outra, aos conhecimentos pedagógicos, e que a média final do professor foi dada pela média aritmética de todas as notas atribuídas pela banca avaliadora.

Utilizando um novo critério, essa banca avaliadora resolveu descartar a maior e a menor notas atribuídas ao professor.

A nova média, em relação à média anterior, é:

a) 0,25 ponto maior

b) 1,00 ponto maior

c) 1,00 ponto menor

d) 1,25 ponto maior

e) 2,00 pontos menor

Resposta: letra b.

Como podemos ver, para resolver essa questão, é preciso começar fazendo a média aritmética das notas recebidas pelo personagem do problema. Esse é o pontapé inicial para a resolução de muitos exercícios sobre a matéria!

Agora é com você!

Gostou de relembrar as médias algébricas? Agora, é hora de mandar ver nos estudos e resolver um montão de exercícios com essa temática. Nada de dar moleza, hein?

Aproveite e faça o download gratuito do e-book “Matemática e suas Tecnologias: guia para entender e conquistar uma boa nota“. Com o material, você vai ficar por dentro de vários macetes que ajudarão bastante na hora do exame!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados