Como estudar a Guerra do Golfo para o vestibular? Descubra aqui

Guerra do Golfo

Você sabe o que foi a Guerra do Golfo? Esse foi um conflito inicialmente limitado a duas nações, mas que, com o passar do tempo, repercutiu em várias outras regiões do planeta. Por isso, ele tem grande relevância para o Enem e outros vestibulares.

Esse tipo de conceito pode ser cobrado tanto no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias quanto ser utilizado para fazer uma boa contextualização na hora da redação.

Então, continue a leitura e descubra o que foi esse conflito, como foi finalizado e quais foram as suas consequências. Vamos lá!

O que foi a Guerra do Golfo?

Foi um conflito armado que aconteceu entre o Iraque e os Estados Unidos, além de outros países. A sua principal razão foi a exploração de recursos naturais não renováveis, no caso o petróleo.

Onde a Guerra do Golfo aconteceu?

Aconteceu no território do Kuwait, país localizado no Oriente Médio e que faz fronteira com a Arábia Saudita e o Golfo Pérsico.

Quando a Guerra do Golfo ocorreu?

2021 marcou os 30 anos da Guerra do Golfo. Sendo assim, o conflito aconteceu em 1991, marcando toda uma geração com as imagens, que foram constantemente televisionadas pela mídia mundial.

O que estava em disputa na Guerra do Golfo?

O estopim para o início da Guerra do Golfo foi a invasão, pelo exército iraquiano, de uma região conhecida como Kuwait. Para compreendermos esse episódio, no entanto, precisamos voltar um pouco no passado.

Tudo começou nos anos 1980, quando aconteceu um conflito entre Irã e Iraque. Nesse momento, o Iraque recebeu apoio dos Estados Unidos e de outras nações, entre elas o Kuwait.

Essa relação de amizade, no entanto, desmoronou anos mais tarde, quando o povo iraquiano se viu frente a uma grande crise por conta do petróleo. O Iraque, então, acusou o Kuwait (que se destaca no comércio de petróleo) de ser responsável pela desvalorização do produto que era a principal fonte de renda do país.

Para piorar a situação, o Kuwait começou a cobrar, nesse mesmo momento, uma dívida ao Iraque por conta da ajuda prestada anos antes, na guerra. Todos esses eventos levaram à invasão, comandada por Saddam Hussein do lado iraquiano.

Isso afetava diretamente os interesses norte-americanos, que viam na Arábia Saudita (maior vendedora de petróleo) um grande aliado econômico e estratégico. O fortalecimento do Iraque colocava isso em risco.

Quais são os países relacionados à Guerra do Golfo?

Algumas das nações envolvidas na Guerra do Golfo, além do Iraque, são:

Tour pela prova do Enem
  • Estados Unidos;
  • Reino Unido;
  • França;
  • Kuwait;
  • Arábia Saudita.

Quais foram os resultados da Guerra do Golfo?

As principais consequências desse conflito foram:

  • a morte de inúmeros soldados e de civis;
  • a fuga de milhares de pessoas do Iraque (como refugiados);
  • a queima de poços de petróleo kuwaitianos pelo exército iraquiano, fazendo com que milhões de litros fossem derramados no oceano;
  • destruição econômica e social do Iraque.

Como a Guerra do Golfo é cobrada nos vestibulares?

Agora, que tal conferir um exemplo de questão sobre o tema que já apareceu em algum vestibular do Brasil? Veja logo abaixo!

(Vest-Rio) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que corretamente explica essa situação conflituosa é:

a) a disputa de terras favoráveis ao cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica;

b) os grandes lucros provenientes do petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes;

c) o aumento, de forma rápida, do preço do barril de petróleo nos países membros da OPEP;

d) a criação do Estado de Israel, sob a tutela britânica, numa região de ricas reservas de petróleo;

e) o emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África.

Resposta: letra e.

Lembrando que, ao estudar temas como esse para o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, é preciso pensar além do senso-comum. Reflita bastante e evite tomar partido sobre qualquer um dos lados envolvidos logo de cara. Ao estudarmos História, precisamos nos distanciar um pouco antes de formar qualquer opinião!

Agora é com você!

Como podemos ver, a Guerra do Golfo é um conflito muito importante e recente na história contemporânea. Então, fique de olho: é muito possível que ele seja cobrado nos próximos vestibulares!

Aproveite e confira o nosso post sobre o que estudar para Antropologia no Enem! Afinal, todo conhecimento é válido e pode ser cobrado em questões interdisciplinares nessa prova. Esperamos que goste do artigo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados