Faculdade de Matemática: como funciona e qual o objetivo?

estudantes de faculdade de matemática

A faculdade de Matemática é ideal para os alunos que acabaram de sair do ensino médio e sempre tiveram fascinação e habilidade com os números. Exercitar o raciocínio lógico, desvendar grandes equações e viajar pelo mundo das descobertas da área é, provavelmente, um dos grandes passatempos dos estudantes que se interessam pelo curso.

A carreira mais comum para o formado é a de professor. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que, cada vez mais, o profissional tem ganhado espaço em diversas áreas, como mercado financeiro, design de produtos, ciência computacional, entre outros.

Se você deseja escolher uma profissão, está pensando em fazer o ensino superior em Matemática e quer saber como funciona e qual é o objetivo dessa faculdade, não perca as próximas linhas.

Boa leitura!

Como funciona a faculdade de Matemática?

Se você se deu bem na prova de Matemática e suas Tecnologias e deseja seguir carreira na área, deve estar se perguntando como funciona a faculdade. O curso de Matemática tem o objetivo de formar profissionais aptos para usar a lógica na formulação de teorias, para criar fórmulas e bancos de dados para a interpretação e a solução de problemas e para desenvolver aplicações de cálculos na pesquisa.

O curso dura cerca de 4 anos, existe na modalidade presencial e EAD e pode ser do tipo Bacharelado e Licenciatura. As duas habilitações apresentam matérias em comum, mas cada uma conduz os estudos em determinadas disciplinas e forma matemáticos distintos.

A Licenciatura forma profissionais que podem atuar como professores da matéria no ensino médio e no fundamental. Apresenta matérias relacionadas à educação, como Pedagogia e Didática. Já o Bacharelado prepara a pessoa para atuar com as aplicações da Matemática em várias áreas, como a da Computação, da Engenharia, da indústria eletrônica, do mercado financeiro, entre outras.

O objetivo da graduação em Matemática, de forma geral, é formar profissionais capazes de:

  • estabelecer relações entre as disciplinas e outras áreas do conhecimento;
  • resolver, reformular e identificar problemas;
  • usar e compreender tecnologias para a resolução de problemas.

Assim, prestar o vestibular para a área é uma excelente maneira de conquistar a tão sonhada vaga na faculdade e, no futuro, ser reconhecido profissionalmente.

Quais são as principais matérias estudadas?

Tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura, várias matérias são iguais. No entanto, na segunda opção existem mais conteúdos em decorrência do lado pedagógico, o que o deixa duplamente preparado para o mercado. Para acompanhar o curso, é interessante ter capacidade de concentração e abstração, além de gostar de números e ser detalhista. As principais matérias estudadas com os quais você lidará são:

  • Topologia Geral;
  • Teoria dos Números;
  • Lógica Matemática;
  • Integral;
  • História da Matemática;
  • Geometria Plana;
  • Geometria Espacial;
  • Geometria Diferencial;
  • Geometria Analítica;
  • Física Geral;
  • Cálculo Vetorial;
  • Cálculo Diferencial;
  • Análise Matemática;
  • Análise Combinatória;
  • Álgebra.

Onde o profissional formado poderá atuar?

Quem pensa que o profissional formado na área é capacitado exclusivamente para dar aulas em escolas, está enganado. O matemático pode atuar em diversas áreas. Confira, a seguir, quais são.

Medicina

Uma área de atuação do matemático é a Medicina. Existem várias possibilidades de trabalho na farmacologia, por exemplo. Ele analisará o mecanismo dos medicamentos e as suas concentrações.

Tour pela prova do Enem

A Radiologia também necessita do profissional para analisar imagens. O mesmo ocorre com ressonâncias e tomografias que devem ser quantificadas.

Design de Produtos

O ramo de Design de Produtos também demanda matemáticos. Isso porque, além de fazer testes nas embalagens, o profissional precisa simular a funcionalidade para verificar a sua eficácia no uso pelo público. O trabalho do matemático nessa área é, assim, um modo de otimizar as formas das embalagens.

Para atuar em Design de Produtos, o recomendado é que o aluno inicie a carreira na forma de estágio profissional em uma empresa de design de embalagens ou produtos. Após se formar, é possível cursar uma especialização para ser destaque no segmento.

Economia

Na Economia, o matemático pode fazer uma projeção de risco e melhorar o gerenciamento de investimentos, além de fazer modelagens de sistemas financeiros. O profissional pode atuar em uma empresa privada ou pública. Além disso, também pode trabalhar com consultoria para veículos de comunicação.

Ciência Computacional

A Ciência da Computação atua com fundamentos da computação e da informação, além de técnicas práticas para sua implementação e aplicação. Quem optar pelo Bacharelado em Matemática tem um bom campo na área, que não contrata somente pessoas que se formam em Ciência da Computação e áreas relacionadas.

Biomatemática

A Biomatemática é o emprego de modelos matemáticos que estudam questões biológicas. Essa especialidade combina o uso da Biologia e da Matemática, resolvendo problemas das duas áreas. O profissional trabalha com hipóteses sobre custo de vida de muitas gerações, abordagem dos tipos sanguíneos, entre outros.

Produção de Material Didático

Outra demanda é o ramo de Produção de Material Didático. O profissional graduado pode elaborar materiais em vários suportes, para contextos e etapas diversos da educação básica e suas modalidades.

Docência

Essa área é bastante conhecida pelos matemáticos. Quem optar por cursar Licenciatura poderá dar aulas para o ensino fundamental e médio. Além disso, o curso prepara o aluno para perceber a prática docente como um processo de reflexão e criação em que novos conhecimentos são modificados e gerados continuamente.

Quais são as vantagens desse curso?

O curso de Matemática tem o objetivo de garantir ao estudante uma formação abrangente, que possibilite aplicar os conhecimentos técnicos matemáticos em várias áreas, ao mesmo tempo que fornece as bases para uma atuação de excelência.

No caso da Licenciatura, por exemplo, a graduação oferece uma formação muito abrangente e transmite conhecimentos técnicos pedagógicos, didáticos e matemáticos. Fique atento à instituição onde pretende estudar; boas faculdades têm parceiros — como o Canal Conecta — que dá oportunidades de estágio e emprego para os graduandos.

Como você pôde ver, a faculdade de Matemática é uma excelente opção para as pessoas que se dão bem com números e desejam seguir carreira nessa área. Por isso, fique atento às questões de Matemática no Enem e prepare-se para o vestibular.

Quer saber se perto de você há disponibilidade do curso de Matemática presencial ou EAD? Acesse o nosso site e confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados