ENEM 2023: Tudo que você precisa saber para a prova

Estudantes fazendo prova de vestibular

Para muitas pessoas a vida universitária começa a partir do Enem, e é isso que torna esse tema tão relevante e até mesmo obrigatório quando o assunto é educação. A seguir você vai conseguir tirar suas principais dúvidas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e sobre como se preparar para essa prova tão importante.

O que é o Enem?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serve para avaliar o nível de aprendizagem dos jovens que acabaram de concluir o Novo Ensino Médio. Foi criado pelo Governo Federal do Brasil em 1998 e tempo depois, a prova tornou-se também uma porta de entrada para o ensino superior, seja ele público ou privado.

Quais as vantagens de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio?

O ENEM é uma etapa essencial para quem planeja cursar a universidade. Além de ser obrigatório para inscrição e cadastro em programas do governo e para entrada em Universidades Públicas, também costuma ser um método importante de entrada nas Universidades Privadas.

É também graças à nota do exame, que é possível obter bolsas de até 100% na rede particular.

A participação também ajuda o Governo Federal e o Ministério da Educação na criação de novas políticas públicas voltadas para educação, especialmente no ensino público. 

Na sociedade atual, o Enem é, para muitos, a única chance de ter acesso ao ensino superior. Graças ao exame e aos diversos programas educacionais disponíveis, os jovens da comunidade podem ter acesso à educação de qualidade.

Garota feliz e comemorando em frente a computador
Com o Enem, é possível ser aprovado em universidades privadas e públicas, além de conseguir bolsas de estudo

Como se inscrever no Enem 2023?

A inscrição para o Enem é feita através da “Página do Participante”, dentro do prazo estipulado. Para realizar a inscrição é necessário responder um questionário com perguntas relacionadas a vida socioeconômica do candidato e de sua família. Para confirmar a inscrição é necessário também efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou solicitar a isenção da mesma.

“O Inep recebeu 4.673.333 pré-inscrições para o Enem deste ano (2023), revertendo uma curva histórica de queda. Nós estamos trabalhando para que os nossos jovens possam voltar a sonhar com mais oportunidades, para que conquistem o seu diploma na universidade.”

Camilo Santana, Ministro da Educação

Como dá para notar pela fala do Ministro da Educação, embora tenha ocorrido uma queda na busca pela inscrição no Enem, tudo indica que o Enem 2023 vai marcar a volta do interesse dos jovens na prova.

Local e documentos para inscrição

A inscrição no Enem é feita de forma 100% digital, através da Página do Participante, disponível no site do Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Para se inscrever é necessário informar nome completo, CPF, além de número de celular atualizado, e-mail válido, estado e município onde deseja realizar a prova, selecionar a língua estrangeira desejada e criar um login e senha para acessar durante todo o processo, tanto antes, quanto após a realização do exame.

Com o intuito de incentivar os alunos a participarem do Enem, muitas escolas disponibilizam computadores com acesso à internet para realização da inscrição na escola, com orientação dos professores.

Mão segurando CPF com teclado e caneta ao fundo
O CPF é o documento solicitado para a inscrição no Enem

Quanto custa a inscrição para o Enem?

Com exceção dos candidatos que comprovarem que fazem parte do grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade, é cobrada uma taxa para inscrição no Enem. Atualmente o valor dessa taxa é de R$ 85,00 por participante.

Quando e como pagar a taxa de inscrição?

O prazo para pagamento será informado no momento da inscrição, e o pagamento pode ser feito através de boleto, débito em conta poupança ou corrente, cartão de crédito e até mesmo por PIX, através do QR code disponibilizado no momento da inscrição. 

Como conseguir isenção da taxa de participação?

Para ter a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem atendida, o candidato precisa estar dentro dos critérios estabelecidos:

  • Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública, independente da modalidade;
  • Ter estudado durante todo o ensino médio em escola pública ou possuir bolsa integral em rede privada;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ser membro de família de baixa renda.

Acessibilidade no Enem 2023

A Partir da cobrança da comunidade, para garantir que cada vez mais pessoas tenham direito à educação e cidadania através do Enem, independente de suas limitações, diversas medidas foram e continuam sendo tomadas para facilitar esse acesso. O resultado dessa luta são 17 recursos especiais que podem ser utilizados por pessoas com ou sem deficiência.

Entre as medidas mais utilizadas encontramos a prova em braile, intérprete de Libras, prova com letra aumentada, ambiente de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida, mesa especial para cadeira de rodas, tempo adicional para realização da prova ou até mesmo auxílio para leitura e transcrição de texto. O candidato pode solicitar um ou mais desses recursos no momento da inscrição no exame.

Mãos tocando em superfície com texto em braile
Para garantir a acessibilidade, o Enem aplica vários recursos, como a prova em braile

Enem PPL

O Enem PPL é uma modalidade em que pessoas privadas da liberdade, seja em unidade prisional, seja em unidade socioeducativa, recebem o direito de realizar o exame. Nesse caso, tanto a inscrição no Enem quanto os outros passos são realizados pelo coordenador pedagógico do local.

Cronograma Enem 2023?

O Enem possui um cronograma com prazos estipulados para cada uma das etapas do exame. As informações sobre as datas costumam ser divulgadas com antecedência para permitir que os candidatos tenham tempo suficiente para se organizarem e estudarem. Conheça a seguir o cronograma completo do Enem 2023.

Período de Inscrição do Enem 2023

O período de inscrição do Enem 2023 teve início no dia 05 de junho de 2023 e foi finalizado em 16 de junho de 2023. Já para pagamento da taxa de inscrição, os candidatos tiveram do dia 05 de junho até 21 de junho para confirmar a inscrição.

Os prazos definidos não costumam ser alterados com frequência, sendo assim os candidatos devem estar sempre atentos para a realização de todos os passos. Vale ressaltar que o Enem acontece somente uma vez por ano, então perder qualquer um dos prazos significa ter que aguardar um ano pela oportunidade seguinte.

Avaliação Enem 2023

No Enem 2023 a realização das provas vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro.

Um fato interessante é que em 2023 o Enem completa 25 anos desde a primeira prova aplicada, que ocorreu em 1998. Desde então diversas mudanças e melhorias aconteceram.

Resultados do Enem 2023

Os resultados do Enem 2023 serão divulgados no dia 16 de Janeiro de 2024.

Uma boa notícia para os ansiosos é que ao menos os gabaritos das provas serão divulgados um pouco antes, no dia 24 de novembro de 2023. Dessa forma, se o candidato trouxe consigo o caderno de questões, poderá consultar e ter uma ideia de como se saiu, ao menos nas questões objetivas da prova. A partir da divulgação dos resultados é que será possível iniciar a corrida em busca da vaga perfeita.

O que cai no Enem 2023?

Os temas tratados no Enem são principalmente aqueles aprendidos durante os três anos do ensino médio. As provas são divididas em: Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e Ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias.

Como funciona a Prova?

A prova do Enem é dividida em dois dias de aplicação, sempre aos domingos. No primeiro dia de aplicação os candidatos têm até 5h30 para realizar a prova. Já no domingo subsequente a prova tem duração de 5h. Cada prova tem 45 questões objetivas.

Os portões das escolas e locais de aplicação costumam abrir às 12h (horário de Brasília) e fecham obrigatoriamente às 13h. Já a aplicação da prova é iniciada meia hora após o fechamento dos portões.

Estudantes para fora de escola com portão fechado
Os portões das escolas que aplicam o Enem se fecham às 13h obrigatoriamente

Quais matérias de ciências humanas caem no Enem?

A prova de ciências humanas aborda temas relacionados à História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Para conseguir uma boa nota na prova em questão, o candidato precisa relembrar assuntos como a globalização, iluminismo, meio ambiente, a história do Brasil e até mesmo geopolítica.

Quais matérias de ciências naturais caem no Enem?

A prova de ciências naturais aborda assuntos relacionados à Biologia, Química e Física. Estrutura celulares, sustentabilidade, eletricidade, eletroquímica, evolução e genética estão entre os assuntos mais solicitados nas edições da prova e por isso não devem ser ignorados no seu plano de estudos.

Quais matérias de linguagens e códigos caem no Enem?

Na prova de linguagens e códigos o candidato responde questões relacionadas à Língua Portuguesa e Literatura, além da língua estrangeira escolhida no momento da inscrição. Neste grupo estão incluídas também questões relacionadas à Educação Física, Artes e Comunicação.

Para se sair bem na prova de linguagens, não deixe de fora os clássicos literários brasileiros, os gêneros textuais e as figuras de linguagem. Conhecer as técnicas de interpretação e produção de textos também é indispensável, principalmente para desenvolver um bom texto na sua redação.

Quais matérias de exatas, matemáticas e tecnologias caem no Enem?

Na prova de matemática e suas tecnologias o candidato precisa se preocupar especialmente com questões relacionadas aos cálculos matemáticos e a lógica. Por incrível que pareça, os assuntos mais frequentes no Enem são aqueles relacionados à matemática básica, como regra de três, porcentagem, geometria, e gráficos. Fique atento também às “pegadinhas”, por vezes a resposta certa é também a mais simples.

Tour pela prova do Enem
Papel com triângulo geométrico e régua e lápis por cima
Geometria é um dos tópicos que mais caem na prova de Matemática e suas tecnologias

Como estudar para o Enem 2023?

Após realizar a inscrição no Enem 2023 é hora de começar a se preparar para a prova. Veja a seguir algumas dicas de como estudar de forma eficiente para alcançar o seu potencial máximo.

Plano de estudos

Considerando que cada pessoa possui suas próprias individualidades, não existe um modelo único de planos de estudos. Com base na sua própria rotina, o candidato deve dividir os dias em que vai estudar cada uma das disciplinas. É possível dividir ainda os dias que serão dedicados ao estudo e leitura e os dias que serão dedicados à realização de exercícios para memorização.

Para ser efetivo é necessário seguir o planejamento do início ao fim do processo.

Dicas para estudar para o Enem

Para garantir a aprendizagem, é necessário se preocupar não apenas com os planos de estudos, mas com o ambiente em que ele vai ser realizado. Evite espaços com barulho ou qualquer outra distração, como celular, televisão ou jogos. Outra dica é a realização de pausas entre uma atividade e outra.

Cada pessoa possui uma maneira própria de estudar, encontre a sua. Faça leituras, anotações, exercícios de fixação e recorra também a materiais mais didáticos e dinâmicos, como vídeo aulas, por exemplo.

Garota estudando na biblioteca
Na hora de estudar para o Enem, é importante recorrer a um ambiente tranquilo e silencioso, além de usar materiais dinâmicos e tradicionais

Concentração na prova do Enem

No momento da realização da prova do Enem, o candidato precisa se esforçar para esquecer problemas que não estão relacionados à prova. Existem diversas técnicas de respiração que podem ajudar nesse momento, o ideal é pesquisar sobre elas antes da prova.

Alimentação para estudar melhor

A alimentação, tanto antes, quanto no momento da realização da prova, é um fator que deve ser considerado. Escolha descascar mais e desembalar menos, opte por alimentos naturais e pelas opções mais saudáveis disponíveis e não se esqueça da hidratação: Beba água.

Trilha sonora para estudar

Existem diversos estudos que comprovam a influência da música no âmbito mental e emocional. Pensando nisso, existem diversas playlists nos aplicativos de música criadas com o intuito de auxiliar na hora de estudar.

Em geral, escolha músicas calmas, com sons da natureza ou que possuem apenas o som instrumental, para evitar que você se concentre mais na música do que na disciplina estudada.
Temos algumas dicas incríveis para montar a playlist certa para estudar.

Métodos de estudo

Como dito anteriormente, existem diversos métodos de estudo disponíveis, é preciso escolher o mais adequado para o seu perfil. Entre os mais conhecidos estão: Aplicação da técnica pomodoro, uso de fichamentos, aplicação de testes ou exercícios e até mesmo apresentações em frente ao espelho.

Como fazer a prova do Enem 2023?

O Enem possui algumas regras, a maior parte delas relacionadas ao momento da aplicação da prova. Veja a seguir o que pode e o que não pode no momento da prova.

Como a prova é separada

São dois dias de prova do Enem. No primeiro dia acontece a aplicação da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas, no segundo dia é realizada a prova de Ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias.

O que levar para prova Enem

Como itens obrigatórios para o candidato, podemos citar caneta esferográfica preta e de material transparente e documento de identificação com foto e comprovante de inscrição. Além disso, o candidato pode levar sua própria garrafa de água e alimentação.

O que NÃO levar no dia da prova

Não será permitida a utilização de canetas com especificações diferentes da citada anteriormente, lapiseira, lápis, borracha, calculadora. Também não é permitido portar celulares e outros aparelhos eletrônicos. Esses e outros itens deverão ser colocados em um envelope porta-objetos lacrado entregue no momento da prova.

Placa de proibição de celular pregada em parede de madeira
O uso de celular é proibido durante a prova do Enem

Como chegar ao local da prova

O local da prova será informado ao candidato com antecedência. Caso a aplicação ocorra em um local desconhecido, a orientação é fazer o percurso antes do dia da prova, para ter noção do tempo que levará para chegar ao local.

No dia da prova é importante também sair de casa com antecedência, já pensando em possíveis imprevistos. Lembre-se que existe prazo para fechamento dos portões.

Dicas para manter a calma

No momento da prova, respire fundo e tenha em mente que você deu o seu melhor. Durma bem e alimente-se bem na noite anterior ao exame, mantenha-se hidratado, ouça músicas calmas, recorra a sua fé e a técnicas de respiração.

O que acontece com quem falta no Enem 2023?

Sabemos que imprevistos acontecem. Doenças e atrasos são uns dos principais motivos de falta no Enem, veja a seguir quais as consequências da falta e como justificar caso aconteça.

Consequências da ausência do Enem

A consequência da ausência no Enem 2023 é voltada especificamente para os candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição. Dessa forma, no exame do ano seguinte, para conseguir a isenção novamente, será necessário justificar a ausência para que o MEC analise e defina se a isenção será permitida ou não.

Como justificar a ausência

Para justificar a ausência no Enem 2023 é necessário acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a justificativa apresentada. São aceitos documentos como boletim de ocorrência policial, atestado médico, declaração de exercício profissional, mandado de prisão ou certidão de casamento, por exemplo.

O que você pode fazer se faltar no Enem 2023

Além de justificar a ausência, alguns candidatos podem solicitar a reaplicação da prova. Foi  que aconteceu com os candidatos contaminados com Coronavírus no dia da prova na edição passada.

Como consultar o resultado no Enem?

O resultado do Enem é disponibilizado na Página do Participante. Para isso, basta acessar a página utilizando o login e senha cadastrado no momento da inscrição no exame.

Onde usar o resultado do Enem

Você pode usar a sua nota do Enem 2023 para ingressar no ensino superior, tanto em instituições públicas, quanto em instituições privadas. Veja logo abaixo como usar o resultado em cada uma das opções.

Como usar o resultado do Enem para o ProUni?

O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é um programa voltado para disponibilização de bolsas parciais ou integrais em instituições privadas. Para usar sua nota do Enem no ProUni é preciso cumprir os requisitos do programa, além de alcançar a nota de corte cobrada no curso desejado. A inscrição é realizada no próprio site do ProUni.

Como usar o resultado do Enem para o Fies?

O candidato também pode usar a nota do Enem na realização do financiamento parcial ou total do curso de ensino superior. Para usar sua nota no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é preciso realizar a inscrição na página do programa usando os mesmos dados do Enem, quando as inscrições estiverem abertas.

Tela de computador com site do Fies e mão apontando com caneta
O FIES é um programa de financiamento total ou parcial do curso, que considera a nota do Enem para suas inscrições

Como usar o resultado do Enem para o SiSu?

O SiSu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa que possibilita a entrada em universidades públicas. Para usar a nota do Enem neste programa as orientações são muito parecidas com as anteriores. Sendo assim, após a divulgação da nota do Enem, o candidato deve acessar a página do SiSu para realizar a inscrição e aguardar a chamada, caso seja selecionado.

Como usar o resultado do Enem para o vestibular?

Sabemos que o Enem é a porta de entrada para ter acesso a uma universidade pública ou privada, através de programas como ProUni e Sisu, mas você sabia que a sua nota pode ser utilizada também para substituir a realização do vestibular em uma faculdade privada?

Para usar o resultado do Enem no vestibular, basta informar esse desejo no momento de realizar a matrícula na instituição. Atualmente, todas, ou pelo menos a maioria das instituições, disponibilizam essa opção, tornando o processo de matrícula muito mais simples e rápido, e em alguns casos você não precisa sequer sair de casa.

Veja também: descubra 4 dicas para trabalhar e pagar a faculdade!

Se você está inscrito para participar do Enem, o nosso site tem diversos conteúdos que assim como esse podem te ajudar na busca por uma boa nota no Enem 2023. Além disso, você tem acesso às informações sobre os vestibulares das melhores instituições disponíveis no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados